Unidades do Projovem Trabalhador recebem visita técnica

30 de set de 2009 - dev

A equipe técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou em dois dias, segunda-feira (28) e ontem (29), visitas nas unidades que oferecem o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. A iniciativa tem como objetivo supervisionar as ações do programa e, sobretudo, acompanhar e orientar a execução das ações.

Coordenadores do programa acompanharam a técnica Viviane Magalhães, do MTE, e visitaram 11 unidades, em bairros distintos, para saber do ponto de vista dos estudantes, qual a avaliação e a qualidade das aulas e dos instrutores. O programa tem duração de seis meses, além de um auxílio mensal de R$100,00 e os alunos já estão tendo aula desde o último dia 1º de setembro.

“Percebo que os jovens de Salvador estão tendo uma relação muito proveitosa com os seus instrutores” afirmou Viviane, ressaltando que o vínculo entre aluno e professor é de fundamental importância. A técnica percebeu que, mesmo com algumas dificuldades que o programa enfrenta na fase inicial, os instrutores são qualificados e os conteúdos dos arcos estão sendo transmitidos de forma clara.

O monitor Marcos Amorim, do Arco Ocupacional Comunicação e Marketing da Escola Estadual Costa e Silva, percebeu na sua turma que os alunos têm um alto nível de interesse com a temática. “Aprendi muito sobre contrato de trabalho e sobre os direitos trabalhistas, informações que antes eu não tinha e que agora, com certeza, vão me trazer bons frutos” disse a estudante Leidjane da Cruz de 26 anos.

Laíz Maria, instrutora do Arco Esporte e Lazer da Escola Estadual Alípio Franca, enfatizou que, as turmas que ministra, estão engajadas na oportunidade que o programa oferece. “Senti uma responsabilidade da parte dos jovens e asseguro que em um mês de aulas, na minha turma, nenhum aluno evadiu” afirmou a monitora.

De acordo com Marlilda Barbuda, coordenadora pedagógica do Projovem Trabalhador, o programa visa ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional. “O objetivo central é que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer” afirmou Marlilda.

Sobre o Programa

O programa oferta cursos de qualificação profissional divididos em cinco arcos ocupacionais: Administração; Esporte e Lazer; Serviços Domésticos; Serviços Pessoais; Comunicação e Marketing. Tem como meta mínima obrigatória 30% de inserção dos jovens no mundo do trabalho nas modalidades de inserção aceitas pelo MTE, que são via emprego formal, via estágio ou jovem aprendiz e inserção via formas alternativas geradoras de renda – cooperativas.

Os jovens que não foram inseridos no mundo do trabalho durante a participação no Programa, serão inscritos junto ao Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego – SINE. Esses jovens serão denominados de “Egressos do Projovem Trabalhador – Juventudde Cidadã”, para efeitos de monitoramento, acompanhamento e avaliação da inserção posterior no mundo do trabalho.

O conteúdo programático das ações de qualificação social são inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, noções de direitos trabalhistas, estímulo e apoio à elevação da escolaridade, além de noções de educação ambiental, higiene pessoal e a promoção da qualidade de vida.