Úrsula Catarino e Cipó apresentam projeto à delegação inglesa

03 de abr de 2008 - dev

Amanhã (4), às 9 horas, a Escola Municipal Úrsula Catarino recebe visita de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e uma delegação da British Telecom (BT), Inglaterra, disposta a conhecer experiências locais de educação de crianças, adolescentes e jovens, baseadas no uso das tecnologias da informação e da comunicação. A BT é uma empresa do ramo das telecomunicações, com atuação em 170 países, do jornal britânico The Times e do Comitê Nacional do UNICEF para o Reino Unido.

A multinacional firmou parceria com o organismo internacional com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no País. A delegação vai conhecer o resultado do projeto Participação Infantil, desenvolvido pela organização não governamental CIPÓ – Comunicação Interativa, na escola municipal do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A parceria foi firmada em 2007, quando a instituição da rede municipal de ensino aceitou o desafio de promover o projeto Participação Infantil, envolvendo diretamente 22 alunos, de 7 a 12 anos, e seis professores, que participaram de encontros semanais com a equipe da ONG. As crianças conheceram o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), discutiram sobre direitos e deveres e produziram peças de comunicação (textos, desenhos, murais, fanzines, fotoclips), muitas delas disponibilizadas no site www.soudeatitude.org.br (link Infância e Ação).

Por uma solicitação da escola, o trabalho deu ênfase ao tema do meio ambiente, já que seus alunos residem num bairro à beira mar e com uma reserva ambiental – o Parque de São Bartolomeu. Tanto a praia quanto a reserva sofrem com a ação predatória da comunidade. Depoimentos de professores, mães e pais apontam mudanças de comportamento nas famílias e melhoria da participação, aprendizado e desempenho das crianças incluídas no projeto.

Professores e alunos fortaleceram sua auto-estima, a escola ganhou visibilidade, com diversas inserções na mídia, e tornou-se uma referência no Subúrbio Ferroviário, por promover uma metodologia que ajuda a melhorar a qualidade do ensino. “O projeto foi muito proveitoso porque os alunos se tornaram mais participativos e também porque proporcionou desenvolvimento a nível de expressão da linguem oral e escrita”, confirmou a diretora da escola, Lenaide Tavares.

Investimentos da BT

No biênio 2008/2009, a BT vai investir 500 mil libras no Brasil, equipando as escolas com computadores, câmeras digitais e outros equipamentos, beneficiando 10 mil estudantes. Ferramentas como sites, blogs, rádios, vídeos e fotografias vão ajudar adolescentes brasileiros a disseminar campanhas pela melhoria de seus colégios e fortalecimento de políticas públicas.

UNICEF e BT farão o anúncio oficial da parceria na próxima terça-feira (8), em São Paulo. Nos próximos três anos, a British Telecom pretende investir o total de 1,5 milhão de libras em projetos de promoção da educação, acesso às tecnologias da comunicação e desenvolvimento das capacidades de estudantes de baixa renda do Brasil, África e China.