Vem ai a Prova Brasil 2015. Fique atento!

03 de nov de 2015 - Jornalismo

Com o objetivo de avaliar a educação básica e contribuir para a melhoria da qualidade do acesso à educação, além de oferecer dados para a formulação e reformulação das politicas públicas de educação básica, a Prova Brasil será realizada de 3 a 13 de novembro. A Prova Brasil, desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é constituído por três avaliações: Avaliação Nacional Básica (ANEB), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (AMRESC) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). As escolas da Rede Municipal de Educação, por meio de seus gestores, devem estar atentas ao contato realizado pela Instituição Aplicador, que será realizado a fim de agendar as aplicações das avaliações. É importante o correto preenchimento do Censo Escolar para a participação da escola nos exames do ano de 2015. Os dados do Censo Escolar servem para balizar a aplicação das avaliações do Inep e somente as escolas que declararem ao Censo Escolar a realização de matriculas de 5º ano ao 9º ano do Fundamental I e da 3ª e ou da 4ª série do Ensino Médio Regular podem participar da avalição Prova Brasil 2015.

Avaliações

As avaliações do Prova Brasil 2015 envolvem dois instrumentos: o teste de desempenho e questionário contextual. Nessa edição serão aplicadas avaliações do Aneb e Anresc/Prova Brasil e as provas contêm dois blocos das áreas de Matemática e Português. Todas as informações estão disponíveis em cartilha publicada pelo Inep que pode ser acessada clicando aqui.. Os resultados estarão disponíveis ainda em 2015 no Portal Devolutivas Pedagógicas (devolutivas.inep.gov.br) e servirão para que professores desenvolvam atividades que auxiliem a aquisição de novas habilidades. Porém, conforme portaria nº 174 de 13 de maio de 2015, só terão acesso aos resultados divulgados às escolas que atingirem no mínimo a participação de 80% de estudantes presentes no momento da avaliação.