Vencedores do concurso de redação Zumbi dos Palmares são premiados

30 de nov de 2009 - dev

Nesta segunda-feira (30) alegria, emoção e muitas homenagens marcaram a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do concurso de redação “Zumbi dos Palmares e a sua importância para identidade dos povos africanos no Brasil”. O concurso foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) com o objetivo de intensificar as ações de valorização à cultura negra nas escolas.

Os participantes competiram em três categorias. Edil Nunes Santos, da Escola Amélia Rodrigues, levou a melhor entre os alunos do 6º e 7º ano e Talita Santos Silva, aluna da Escola Fazenda Coutos, venceu a categoria 8º e 9º ano. Cada um levou para casa um computador. Já entre os competidores do Segmento de Jovens e Adultos, a campeã foi Dejamira Santos, estudante da Escola Antônio Carvalho Guedes, que faturou um Notebook de última geração.

A alegria era visível nos olhos de Dejamira Santos, de 61 anos, ao receber seu primeiro computador. Mas, para ela, nada é mais recompensador do que a sensação de conquista. “Após tantos anos sem estudar e retornar vencendo um concurso como esse é algo que deve servir como inspiração para os mais jovens”, declarou a aluna que produziu um texto emocionante, inspirado na vida de Zumbi e da sua própria negritude.

“Mais do que uma competição, o concurso conseguiu extrair dos estudantes aquilo que eles tinham de melhor sobre cidadania e valores humanos. E é isso que eles vão levar para casa para o resto de suas vidas”. Essa foi a declaração emocionada do secretario de Educação, Carlos Soares, que fez questão de homenagear cada um dos alunos.

Nas duas primeiras categorias (6º e 7º; 8º e 9º) os segundos e terceiros colocados ganharam câmeras digitais e aparelhos de Mp4, respectivamente. Já o segundo colocado do Segmento de Jovens e Adultos foi premiado com um computador, enquanto o terceiro recebeu um aparelho celular.