Vencedores do I Concurso de Cordel Ambiental são premiados

09 de jul de 2009 - dev

A solenidade de premiação do I Concurso de Cordel Ambiental que aconteceu nesta quarta-feira (8 de julho) foi marcada por muita alegria e animação de todos os presentes. O encontro realizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) reuniu no Teatro Diplomata alunos, funcionários e educadores da Rede Municipal de Ensino, além do secretário da Educação, Carlos Ribeiro Soares.

Na abertura do evento, Soares parabenizou o trabalho de toda a equipe e falou sobre a importância da participação de todos na produção e difusão da cultura popular. “Mesmo aqueles que não foram premiados, sintam-se premiados, pois tiveram a oportunidade de participar. Premiados também são os professores, que são luz viva da Secretaria da Educação”, declarou.

Os prêmios foram divididos em quatro categorias: Categoria 1 – 4º ao 6º ano, Categoria 2 – 7º ao 9º ano, Categoria 3 – alunos do Segmento de Educação de Jovens e Adultos (SEJA 1 e 2) e Categoria 4 – professores da Rede Municipal de Ensino. Em todas, houve três premiados. Os classificados leram para o público as respectivas produções que receberam muitos aplausos.

Para a aluna da Escola Municipal Elisa Maria, Tainara dos Santos, 9 anos, da categoria 1, que ficou em terceiro lugar, “é muito importante participar porque concurso dá oportunidade para apresentar o trabalho de cordel”.

O estudante David Reis, 14 anos, ganhou o primeiro lugar da categoria 2 e ficou bastante contente com o prêmio. “É importante prestar atenção na degradação que está acontecendo no mundo e preservar os recursos ambientais para que as futuras gerações possam usufruir desses recursos”, acredita.

Outro que ganhou o primeiro lugar foi Adauto de Jesus, da categoria 1. “Estou muito feliz em ter ganhado. Aprendi a escrever cordel e sobre o meio ambiente”, falou Adauto, contente com seu notebook.

Além dos prêmios, houve homenagem ao arte-educador José Carlos Freitas, da Escola Municipal Ester Félix da Silva. “É um reconhecimento importante para mim”, disse Freitas, que dá aulas de teatro, cordel e xadrez. “Acredito que a arte é o caminho para a educação e sempre procuro trabalhar com o cordel”, concluiu.

Prêmios

Categoria Aluno:
1º lugar – troféu e notebook
2º e 3º lugar – medalha e MP4
Categoria Professor:
1º lugar – troféu e notebook
2º e 3º lugar – medalha e máquina fotográfica digital