Vencedores do projeto Salvador Proteja o Gol são premiados

11 de jun de 2014 - dev

Os três alunos municipais vencedores do projeto Salvador Proteja o Gol foram recebidos na manhã desta sexta-feira (11) pelo secretário municipal da Educação, Jorge Khoury. Ruan Carlos Sancho, 16 anos, aluno da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo (Brotas), venceu o concurso com 55% dos votos, seguido de Edilson Almeida do Carmo Júnior, 13 anos, 7º ano da Municipal da Palestina (Palestina), com 27% e Luan Penha da Silva, 11 anos, da Municipal Professora Maria José de Paula Moreira (Ribeira) com 18%.

A ação faz parte do projeto Salvador Protege o Gol, da Secretaria Municipal da Educação (SMED), que traz como referência o Projeto Proteja o GOL, da ONG UNAIDS. O objetivo é conscientizar a população quanto à contaminação pelo vírus HIV utilizando a analogia entre a ação dos goleiros protegendo o gol e os indivíduos protegendo o seu corpo. A ação envolveu alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º), que criaram as mascotes para a Copa Municipal. Os três finalistas foram divulgados na semana passada no site da SMED e o vencedor foi eleito por voto popular.

Além da escolha da mascote, o projeto prevê a realização de um colóquio, permitindo a participação de todas as escolas para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, levantadas durante as discussões em sala de aula, representadas por um delegado e um subdelegado para serem orientados por profissionais da área de saúde. Além disso, também será realizado a Copa de Futsal “Salvador Protege o Gol”, fechando o Projeto com socialização dos estudantes de todas as escolas.

Na última segunda-feira (09), no Teatro Castro Alves, o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS), em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador e o Ministério da Saúde, lançou a campanha Proteja o Gol, utilizando o poder de união do futebol para mobilizar os jovens na prevenção à AIDS.