Vernissage com obra de alunos marca encerramento de projeto

17 de nov de 2014 - dev

Cerca de 200 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nossa Senhora das Graças, no Bonfim, tiveram suas obras de arte expostas nesta sexta-feira (14). O vernissage marcou o encerramento do projeto “Vamos fazer arte”, que foi realizado durante três meses com os estudantes.

O projeto teve como principal objetivo oportunizar o conhecimento de diferentes artistas e de suas respectivas obras de arte, valorizando suas produções como legado cultural para a humanidade. Após o contato com as obras dos artistas, os alunos elaboraram suas próprias leituras e releituras, manipulando diferentes materiais e suportes de pintura e escultura com percepção de cores, formas, tamanhos e texturas, estimulando o potencial criativo do universo infantil.

Ao longo do projeto os alunos puderam estudar e desenvolver técnicas como pontilhismo, pintura espelhada, mosaicos, pintura com cordão; em tela; com roll-on, estudo de texturas, cores; tamanhos ;formas e ainda aprender a manusear diferentes materiais, o que é fundamental para alunos da creche e pré-escola. As crianças estudaram artistas como Alfredo Volpi, Henri Matisse, Piet Mondrian, Romero Britto, Gustavo Rosa, Antoní Gaudi, Cândido Portinari, Paul Klee, Joan Miró, Tarsila do Amaral e Adelmir Martins.

Seguindo a equipe gestora, para o sucesso do trabalho desenvolvido , foi necessário a participação não só dos alunos, mas também dos pais, que apoiaram o projeto desde o início, acompanharam e principalmente fizeram parte da construção de algumas obras, o que estreita ainda mais os laços entre a escola, as crianças e suas famílias.