Vice-prefeito fala sobre diversidade

04 de mar de 2009 - dev

No evento que marcou o início das atividades de 2009 do Conselho Municipal de Educação (CME), realizado no dia 4 de março (quarta-feira), o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, com um discurso bastante emocionado, fez palestra sobre a importância do Conselho frente à questão da diversidade no contexto educacional.

Considerado referência no meio acadêmico e eleito em 2007 pelo Ilê Aiyê como uma das 25 personalidades da raça negra mais importantes do mundo, o vice-prefeito despertou atenção dos professores, coordenadores regionais e conselheiros de educação presentes no evento. Brito utilizou como estratégia para a palestra a sua própria trajetória de vida, que segundo ele “foi muito sofrida pela desvalorização da diversidade”, quando jovem.

“Este é um estado livre, onde as pessoas devem pensar como quiserem, principalmente na sala de aula”, afirma Brito, ressaltando que a escola é o principal local onde deve existir respeito à diversidade. O palestrante citou por diversas vezes que educação não se faz com vaidade e sim com a verdade, para evoluir no processo educacional.

O vice-prefeito destacou que as diferenças são importantes para a evolução do mundo. “Se não fossem as discussões e os debates, nada teria sentido. A democracia é baseada nessas questões. A diversidade é um direito de todos os brasileiros e a Constituição Federal assegura isso”, declarou.

Após a palestra, Edvaldo Brito aproveitou para destacar as ações da prefeitura nesse contexto. “Desde que assumiu o Tomé de Souza, o prefeito teve o cuidado em implantar, de imediato, no plano de ação do seu governo, a valorização dos afrodescendentes e dos excluídos”, finalizou.