12 de novembro: Dia do Gestor Escolar

13 de nov de 2023 - Jornalismo

“O gestor tem um papel muito importante na vida escolar. Ele é, para mim, como um maestro que rege a orquestra sinfônica – essa orquestra que se chama educação”. A afirmação é da gestora Margarete Cristina Silva Santos, que há dez anos dirige a Escola Municipal Graciliano Ramos, localizada em Coutos (GRE Subúrbio I), que funciona em três turnos e tem 444 alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), etapas I e II. Ela relata que o trabalho de um gestor escolar vai além dos aspectos unicamente administrativos, mas tem uma ampla abrangência educacional e de apoio, não somente para alunos, como para professores e toda comunidade escolar. “E minha atuação, por exemplo, acaba indo além dos muros da escola. Pois eu sempre peço capinação, troca de lâmpada queimada, solicitei a construção de uma escada para a comunidade, que beneficiou moradores daqui de Vista Alegre e adjacências”, conta.

Por esse perfil proativo, Margarete continua sendo referência para ex-alunos e familiares, que sempre estão em contato. Para ele, tudo isso é muito gratificante. “Amo o que faço! E fico muito feliz em saber que nosso trabalho para a melhoria da educação é muito bem acolhido tanto pelos alunos, quanto pela comunidade escolar toda”, frisa. A gestora participou, na sexta (10), do Happy Hour organizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) para comemorar o 12 de novembro – Dia do Gestor Escolar, e avaliou positivamente a iniciativa. “Eu gostei demais da festa. Foi uma homenagem muito linda! Foi uma iniciativa que mostra o olhar diferenciado da atual gestão da Smed, que valida o papel do gestor. E isso é muito salutar.”

Também presente ao evento, a gestora Ana Carla Lima Coutinho considera a iniciativa da Smed um reconhecimento importante. “Não é fácil fazer educação e ter uma homenagem como essa dá mais força pra gente. É como se fosse um abraço, um afago e um estímulo”, afirma. Há 13 atuando como diretora escolar, os seis últimos na Escola Municipal Professora Irene da Silva Costa Santos (Jardim Nova Esperança – GRE Cajazeiras), Ana Carla ressalta a grande responsabilidade que é gerir uma unidade de ensino. “É uma atuação ampla, cuidamos de tudo, do administrativo, pedagógico, financeiro. É um papel de cuidado. Temos que encaminhar o trabalho de forma que o outro se sinta estimulado”, diz. “O gestor é um grande mediador, que consegue enxergar cada um dos atores da educação de forma muito sensível.” Antes da EM Irene da Silva Costa, que tem cerca de 300 alunos, Ana Carla foi gestora da Escola Municipal de Canabrava.

Além do Happy Hour, a Smed fez uma homenagem aos gestores da Rede Municipal no Instagram, por meio de um vídeo com a educadora Rita Maria Queiroz Costa, diretora da Escola Municipal Jardim Santo Inácio, da GRE Cabula. Clique aqui e confira.

Fotos: Enaldo Pinto/Ascom/Smed