Diretrizes Pedagógicas

A SMED estabelece uma abordagem epistemológica sociointeracionista de apropriação do conhecimento e um compromisso histórico-cultural de posicionamento interétnico para o currículo da Escola Municipal Pública de Salvador. Lógicas a concretização de ações básicas que visam garantir a permanência do aluno na escola e o sucesso de sua formação escolar, de modo a contribuir para a inclusão social e o exercício da cidadania em situações de igualdade com crianças jovens e adultos de condições sociais e econômicas mais favoráveis, em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais e com as normas legais locais, definindo pressupostos que garantem a equidade e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

  • Democratização do acesso, mediante a qualificação, reordenação e expansão da rede física municipal.
  • Equidade e qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
  • Valorização da cultura e do saber popular no processo de ensino e de aprendizagem.
  • Democratização e modernização da gestão garantindo o caráter participativo e descentralizado.
  • Valorização e formação continuada dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

Educação Interétnica

A Educação Interétnica envolve as concepções de diversidade e cidadania na composição curricular da educação municipal de crianças, jovens e adultos que estudam na rede de ensino de Salvador. Por essas concepções são transversalizados estudos e intervenções com alicerces na:

  • Memória
  • Ancestralidade
  • Cultura plural
  • Pertencimento
  • Afirmação sócio-histórica
  • Inclusão
  • Antirracismo
  • Antidiscriminação

Educação e Linguagens

As relações do eixo Educação e Linguagens tratam das linguagens artísticas, midiáticas e tecnológicas. Por meio de seus desdobramentos, o sujeito pode se apropriar de um legado estético e cultural produzido pela humanidade e tornar um crítico sensível dos modos e produção do conhecimento, além de agente dessa mesma produção. A arte aqui é concebida como conhecimento de mundo e não como acessório decorativo. Ela é essência, e não mero entretenimento.

Educação Ambiental – Ecopedagogia

Aborda o tratamento transversal das questões que envolvem a integração sujeito e meio natural. Trata do paradigma que articula qualidade de vida à responsabilidade socioambiental e planetária. Nele, a escola exerce seu papel de agente formador de representações positivas e implicativas sobre a atuação humana responsável, sustentada e previdente sobre as relações sociais e suas consequências para o respeito e à preservação das fontes naturais de energia, assim como, a todas as formas de vida que integram a ecologia do planeta.

Educação Continuada

Esse eixo representa a produção de saberes de docentes e demais profissionais de Educação, considerando seu exercício laboral como uma prática formativa e geradora de oportunidades de crescimento pessoal e profissional no âmbito dos espaços de trocas espontâneas e sistematizadas. Dessa forma, a educação continuada expressa a concepção de conhecimento como resultado da práxis social e como tal, dispositivo fértil para elaboração de novos sistemas interpretativos sobre a realidade e sobre a experiência docente historicamente construída.

Educação, Corpo e Historicidade

Este eixo pretende abarcar as experiências de expressão e educação corporal, seja no âmbito artístico, cultural ou, sobretudo, nas dimensões da ludicidade e dos esportes. Ele admite dinâmica e historicidade nas representações mediadas pelo corpo, considerando-as como estratégias de afirmação e de construção de outras lógicas de comunicação e de exercício do poder.

Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva traduz a preocupação com a inserção social e acadêmica dos sujeitos, sobretudo, com aqueles que revelam algum tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A inclusão escolar obedece a orientações que recomendam uma educação de qualidade para todos.


Principais concepções que embasam as Diretrizes Curriculares e Pedagógicas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e EJA

Construção do Conhecimento

Representa a ideia de apropriação do real por interações, superações, problematizações sobre as experiências vividas na comunidade e na família e nos desafios cognitivos do contexto da sala de aula.

Diálogo entre culturas

Reflete um posicionamento crítico frente às diversas contribuições, sistematizadas ou não, que guardam em suas peculiaridades ricos componentes que ajudam a caracterizar linguagens, ideologias e formas de produção de riquezas que compõem o cenário das tramas sociais contemporâneas, que precisam ser interpretadas, valorizadas e aproveitadas de forma consciente e sensível para construir referências mais humanas e sensíveis para orientar as futuras gerações.

Gestão de Ensino

compreende processos de mediação de situações didáticas e seus impactos na práxis pedagógica, considerando as variáveis histórico-culturais, políticas, situacionais, além de componentes cognitivos que influenciam nessas dinâmicas.

Foco na aprendizagem

Elege como prioridade a construção de situações didáticas que envolvem os saberes locais, cotidianos e as dimensões científica, filosófica, estética, ética, com vistas a garantir condições desafiadoras para o fortalecimento, no sujeito, dos campos conceituais, procedimentais e atitudinais em seu processo de conhecer. A aprendizagem, neste documento, compreende o conjunto de complexas apropriações cognitivas que contribuem para o sujeito interpretar o real e construir o conhecimento.

Economia Solidária

Envolve escolhas de arranjos e práticas produtivas sintonizadas com formas responsáveis, não hegemônicas e eficazes de produção de riquezas. Esse modelo pressupõe uma compreensão de mundo e de sociedade, na qual, há oportunidades para que todos ganhem, superando a lógica do lucro e das desigualdades.

Empreendedorismo

Evidencia um movimento proativo de participação social que envolve o protagonismo das crianças e jovens na reflexão sobre a construção de uma sociedade mais justa, consciente e competente para gestar o futuro, cuidando do presente. O sujeito empreendedor revela inserção responsável no mundo produtivo, respeitando a diversidade, por meio da ativação da memória, da crítica e da criação de formas sustentáveis de geração de riquezas.

Avaliação

Representa acompanhamento, processos e resultados das situações didáticas que visam proporcionar apropriação crítica de habilidades e de competências. Dispositivo regulador e formativo para vitalizar de forma rigorosa e criativa as apropriações discentes. É mais bem aproveitada quando usada para o crescimento de todos os envolvidos no processo didático, destacando as aprendizagens e, investindo por meio de reelaborações, nos desempenhos que precisam de maior eficiência.

Fonte: Diretrizes_SSA Cidade Educadora


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