A Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed) elaborou um trabalho inédito que faz parte de um conjunto de ações com o tema Dez razões para combater o Trabalho Infantil. A ideia do projeto é marcar o ano internacional de eliminação do Trabalho Infantil como também abrir espaço à reflexão sobre a educação e o direito de educar. Foram construídos materiais e ações específicos para a campanha.
De acordo com a coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo, o material foi disponibilizado em formato de cartazes e cards para todas as unidades de ensino. “Além disso, enviamos para as escolas propostas de sequências didáticas e atividades sobre o tema”, explica.
A ação da Dipe se inspira na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que adotou 2021 como o “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil”. O 12 de junho, foi o “Dia D” da campanha deste ano. Para pedagoga da Smed, Maria Eneuma de Freitas, a preparação para o trabalho na adolescência precisa iniciar no tempo certo, como no programa Jovem Aprendiz, dentro da legalidade como citada no item um das “Dez razões”: “A Educação protege a infância para fazer brotar o adulto; o trabalho é para quem já está pronto para ser jovem aprendiz, (a partir dos 14 anos de idade) e para quem tem 16 anos ou mais e busca definir sua vida profissional”.
Eneuma destaca ainda a importância de os professores elaborem, dentro do currículo corrente, atividades para que os alunos tenham acesso sobre o tema junto com os seus familiares. “Há no Youtube vários vídeos e por toda internet informações sobre o Trabalho Infantil em todo mundo. Essa não é uma prática de agora. Ela acompanha a humanidade em sua história e suas mazelas. As datas pontuais sem um rememorar não promovem efeitos. É por essa razão que em outubro vamos retomar com atividades que ressignificam a infância e fortalecem a adolescência”, conclui.
A Smed tem outras iniciativas para a garantia de uma educação para todos, direito constitucional intransferível, tais como a participação efetiva no Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil na Bahia (Fetiba) e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em conjunto com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) para a distribuição de panfletos que dialogam sobre o assunto.
Dez Razões da Educação para Combater o Trabalho Infantil:
1. A Educação protege a infância para fazer brotar o adulto; o trabalho é para quem já está pronto para ser jovem aprendiz, (a partir dos 14 anos de idade) e para quem tem 16 anos ou mais e busca definir sua vida profissional.
2. A Educação permite o brincar e ser criança na época mais criativa da vida, ensinando a conviver com os outros estimulando o desejo de aprender tudo; o trabalho na infância afasta a infância, entristece a criança tirando dela a vontade de exercer a sua cidadania.
3. A Educação acolhe, escuta, entusiasma e emancipa; o trabalho na infância desacolhe, revela a dureza da vida, escraviza os sonhos e até a própria liberdade de ir e vir.
4. A Educação aprimora o cérebro para o mundo; o trabalho na infância limita as potencialidades do cérebro e empobrece o mundo.
5. A Educação ensina a conhecer e respeitar os outros e projetar planos para um futuro melhor; o trabalho na infância ignora o outro, promove a solidão, na busca pela própria sobrevivência, desde o primeiro momento do trabalho.
6. A Educação dinamiza a inteligência emocional, social e cultural facilitando o desenvolvimento de potencialidades que vão impactar na vida adulta; o trabalho na infância embota a inteligência emocional, social e cultural fragilizando e abalando a sua autoestima.
7. A Educação promove saúde, cidadania, liberdade e consciência de humanidade; o trabalho na infância adoece, desvaloriza, aprisiona os sonhos e confunde a noção de humanidade.
8. A Educação permite conhecer o mundo sem muito andar por ele; o trabalho na infância fomenta o analfabetismo, o desconhecimento do mundo e de si mesmo.
9. A Educação é facilitadora do desenvolvimento e do progresso; o trabalho na infância dificulta o desenvolvimento e perpetua o ciclo da pobreza.
10. A Educação é um direito fundamental de todos os seres humanos. Garantia dada pela Constituição Federal Brasileira, dever do Estado e da família e intransferível. Respeitado o direito à Educação, podemos formar pessoas com dignidade e cidadania para o desenvolvimento do país.