Alunos da EM Amélia Rodrigues participam de aula de campo em Itaparica

17 de nov de 2023 - Jornalismo

A Escola Municipal Amélia Rodrigues, localizada no Tororó, realizou na quinta-feira (16) uma aula de campo na Ilha de Itaparica com as turmas dos 9 anos A e B. A proposta pedagógica faz parte das disciplinas História e Cultura Baiana, ministrada pela professora Vivianne Almeida.

Os alunos foram divididos em equipes, que estudaram, previamente, temas relacionados à Ilha de Itaparica. Ainda no ferryboat, os alunos fizeram um Slam com poesias ligadas à temática negra como parte das atividades propostas para o mês de novembro. Em Itaparica, apresentaram a história da Ilha e a relevância dela para o processo de Independência da Bahia.

A importância da heroína itaparicana Maria Felipa, enquanto representatividade negra e que por muitos anos foi silenciada na história oficial, também foi tema de discussão durante a aula. O objetivo é fortalecer a ancestralidade africana e a valorização da mulher negra durante o processo histórico do Brasil, bem como na sociedade contemporânea.

A turma fez um tour pelos principais pontos da Ilha, conhecendo também a história e as obras do escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro, além do Forte de São Lourenço. “É importante valorizar a nossa verdadeira história e proporcionar momentos como esses de conhecimento para nossos alunos que vão além dos muros da escola”, diz a professora Vivianne.

A aula foi acompanhada pela professora Vivianne, pela gestora da escola, professora Cátia Machado, além dos professores João Fernando Gouveia, Lizzia Fontenelli, Eric Vinicius Pereira, Tamires de Lima e Tatiane. Algumas mães e pais também acompanharam o grupo.

Durante a aula de campo, os alunos também desfrutaram de um momento de lazer com banho de mar, futebol e outros entretenimentos. “Essa aula também foi uma oportunidade de confraternização das turmas dos 9 anos que estão terminando seu ciclo na rede municipalde Salvador, a sua grande maioria alunos por todo fundamental 2 da nossa escola e partindo para novos caminhos no Ensino Médio em 2024”, conclui a professora.