Smed promove seminário “Abordagens participativas na educação das infâncias”

29 de nov de 2023 - Jornalismo

“Abordagens participativas na educação das infâncias” foi o tema de seminário realizado, na segunda-feira (27), pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) que reuniu, no Centro de Convenções Fiesta, gestores, professores e coordenadores de unidades de ensino da Educação Infantil, representantes de instituições conveniadas parceiras, equipes pedagógicas das GREs e da Dipe. A abertura do evento foi feita pelo secretário de educação, Thiago Dantas, pela coordenadora da Avante – Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcílio, e pela diretora pedagógica da Smed, Cátia Verônica Dantas. Houve, também, a apresentação da peça teatral A Menina da Cabeça Quadrada, baseada no livro homônimo, da escritora Emilia Nuñez.

O seminário faz parte dos trabalhos de atualização, revisão e adequação do Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil e dos materiais pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Projeto Nossa Rede Educação Infantil, que vem sendo realizado pela Dipe, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil. Após a abertura, foram apresentados pela consultora associada da Avante, Fabíola Bastos, os resultados do Diagnóstico Participativo para Atualização dos Materiais Nossa Rede Educação Infantil, cujos dados se originaram de rodas de conversa com crianças, familiares, professores e profissionais da Rede, bem como de questionários online direcionados às creches e pré-escolas e às GREs.

Em seguida, a pedagoga Bruna Ribeiro, autora do livro Pedagogia das Miudezas, fez uma palestra sobre a temática do seminário. Frisando a importância dos processos de escuta, ela falou de aspectos da prática pedagógica na Educação Infantil. No encerramento, as educadoras da Rede Municipal, Denise Bela e Jaqueline Meira, apresentaram os livros que escreveram: respectivamente, Êta mulher retada! e Luiz Rei.

Mostra de Artes – O saguão do auditório onde ocorreu o seminário abrigou uma mostra de arte de unidades de ensino municipais. Com temáticas ligadas à história e à ancestralidade africanas, estavam expostas atividades desenvolvidas pelos alunos das creches e pré-escolas Primeiro Passo Cajazeiras VIII, Cajazeiras X, Periperi, Malê Debalê, das escolas municipais Cid Passos e Alita Ribeiro e dos centros municipais de Educação Infantil Eduardo Freitas, Olga Benário, Pio Bittencourt, Hosannah de Oliveira, Maria da Conceição Costa, Angelina Rocha de Assis e Virgen de La Almudena.

Fotos: Enaldo Pinto/Ascom/Smed