| 8 de Março | Coordenadora do Fiema fala sobre os trabalhos direcionados às mulheres afrodescendentes

08 de mar de 2021 - Jornalismo

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) destaca o trabalho do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes (Fiema), que tem como objetivo financiar e implementar políticas, programas, projetos e ações articuladas e intercomplementares para mulheres afrodescendentes em condições de vulnerabilidade social.

Vinculado à Smed, o Fundo atua no desenvolvimento de políticas públicas de inclusão educacional e desenvolvimento humano do seu público alvo, através de ações educacionais. O trabalho envolve a conscientização e enfrentamento à violência doméstica, a formação pró equidade de raça e gênero, o empoderamento, a saúde da mulher, o empreendedorismo, a educação para a autonomia, entre outras.

“São ações bem estruturadas e com importantes resultados. O Fiema tem, ao longo dos anos, atuado positivamente junto às alunas e mães de estudantes afrodescendentes da Rede Municipal. Nosso foco é o desenvolvimento humano, a inclusão, o fortalecimento do vínculo família/escola, o respeito à diversidade de raça e gênero”, frisa Rita Sales, coordenadora do Fiema.

Nesta entrevista, ela conta sua experiência à  frente do Fundo e as ações desenvolvidas para cada vez mais o público feminino afrodescendente reforce a autoestima, conquiste autonomia e alcance a emancipação financeira.

Quais as iniciativas que o Fiema tem adotado para atrair as mulheres para participarem dos projetos?
Rita Sales – Pensamos em criar um projeto que se preocupasse com as mulheres, que despertasse nelas a vontade de conviver no ambiente escolar. O projeto Dona de Mim foi a maneira que encontramos de estimular essas mulheres que estavam na invisibilidade.

Quais os temas trabalhados nas ações do Fundo?
Rita Sales – São cursos, palestras e outras atividades com foco no empreendedorismo feminino, saúde da mulher, violência contra as mulheres, autoestima, formação, entre outros.

Qual o público alvo?
Rita Sales – As mães dos alunos da rede municipal e as alunas do segmento da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Quais as oficinas oferecidas pelo Fiema? Onde elas ocorrem?
Rita Sales – Oferecemos oficinas de turbante, geladinho gourmet, manipulação de alimentos, culinária, estamparia, entre outras. São atividades que ocorrem nas unidades escolares.

O Fiema atende uma determinada região ou atua em toda Salvador?
Rita Sales – Toda Rede Municipal de Salvador é beneficiada.

Quantas mulheres já foram beneficiadas nesse período?
Rita Sales – Cerca de 2 mil mulheres já foram contempladas com nossas palestras e oficinas.

Os cursos com foco na autonomia financeira tem resultado no desenvolvimento de atividades geradoras de renda para essas mulheres. Qual o percentual médio de contribuição no orçamento familiar desse trabalho?
Rita Sales – Oitenta por cento do nosso público alvo são chefes de família. Então, a maioria delas sustentam os filhos com o dinheiro que arrecadam das vendas. Com as oficinas, elas elevaram em 30% a renda familiar.

Além do incremento na renda familiar, essas atividades trazem outros benefícios para as mulheres?
R- É um trabalho importante para a autoestima e o empoderamento dessas mulheres. Por exemplo, temos o relato de uma mãe que, com o dinheiro das vendas, levou o marido para almoçar e pagou a conta sozinha. E ficou muito feliz com essa autonomia.

Qual sua mensagem para as mulheres?
Rita Sales – Quando as atividades presenciais e as oficinas do Fiema retornarem, que elas participem, pois são momentos prazerosos, de lazer, reflexão e de muito conhecimento para todas. Que juntas possamos construir cada vez mais estratégias de empoderamento, de elevação da autoestima e de geração de renda. Além da conscientização acerca de direitos, de cidadania e de potencialidades.