8ª edição do projeto “Arte e Infância: Janelas do Subúrbio e Ilhas” agita escolas da Educação Infantil e Ilhas.

13 de nov de 2018 - Publicidade

Arte, música, conhecimento geral e muita alegria marcaram a oitava edição do projeto “Arte e Infância: Janelas do Subúrbio e Ilhas” apresentado pelas unidades escolares da Gerência Regional de Educação (GRE) Subúrbio II e Ilhas. Realizada entre os dias 5 e 9 de novembro, a ação foi idealizada por um grupo de coordenadoras da GRE, há cerca de oito anos e apresentada pelas unidades escolares que oferecem Educação Infantil naquela regional.

“Valorizar os desenhos infantis e levar o aluno a se interessar pela arte e pelas produções que são realizadas por ele mesmo e pelos colegas é importante para o desenvolvimento crítico e contextual individual e coletivo. Esse projeto busca mostrar a essas crianças que elas podem criar arte e não ficar somente pintando desenhos já estabelecidos pelos livros. A ideia foi justamente trazer para as escolas de Educação Infantil a arte pela arte, com o objetivo de entreter, de produzir com diversão, de abrir o olhar das crianças para a apreciarem e produzirem com as próprias mãos”, diz a coordenadora da GRE, Gilbene Esquível.

Os trabalhos realizados pelas crianças foram expostos nas escolas e a visitação, aberta ao público durante toda a semana. Estiveram presentes, mães, pais, responsáveis, alunos de outras unidades e convidados. O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, visitou a mostra do Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Tubarão. “Fiquei muito feliz de participar desse dia. É muito gratificante ver como essas crianças têm se desenvolvido e aprendido com todo esforço e dedicação dos professores. Esse um projeto inovador que deve ser replicado em toda a rede. É um grande incentivo e estímulo à criatividade dos nossos alunos”, ressaltou.

Em visita ao Cmei Visconde de Cairú em Paripe, os alunos do Cmei Álvaro Bahia foram recebidos pela banda dos músicos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que deram um show tocando músicas do universo infantil, alegrando as crianças, que formaram uma ciranda de roda para brincar e cantar. Em seguida, os visitantes mirins fizeram um tour pelas artes expostas no colégio que foi ambientado em forma de vagões de trem para mostrar todo trabalho realizado e pesquisado pelos pequenos.

“Essas crianças estiveram o semestre inteiro envolvidas na produção do projeto, nós as levamos para visitarem vários lugares do bairro onde elas moram. Fomos à estação ferroviária da Calçada onde eles puderam andar de trem e ver pela janela dos vagões lugares lindos. Fomos ao centro de abastecimento do bairro, visitamos a praia de Tubarão, fomos à Praça do Açaí e a outros locais públicos. Dessa forma, trouxemos a brincadeira para sala de aula para que eles pudessem vivenciar esses momentos e traduzirem o que viram em forma de arte”, disse a diretora do Cmei Visconde de Cairu, Francimara Amaral Silva.

A manicure Joseléia Dórea Santos,  mãe de dois alunos dos CMEI Álvaro Dias e da Visconde de Cairú, ficou encantada com as produções das crianças. “Eu achei tudo muito lindo, as crianças estão se divertindo muito e ver a escola municipal proporcionando esse convívio e aprendizado para meus filhos e as outras crianças é muito bom, estou satisfeita em ter minhas crianças matriculadas em uma escola municipal, nós da comunidade agradecemos pelo carinho com nossos filhos”, ressaltou ela.

A estudante Márcia Letícia Conceição dos Santos de 5 anos que se encantou com a praia de Tubarão, escolheu o tema da sereia para desenhar e expor no galeria. “Gostei muito de ir a praia de Tubarão e gostei da história da sereia, eu fiz um desenho dela para pôr na exposição porque ela é linda.” Ao todo, 18 unidades escolares incluindo as da Ilha, participaram do projeto.