Alunos da Escola Municipal Luiza Mahim visitam Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

12 de dez de 2018 - Jornalismo

Estudantes do 4º e do 9º anos da Escola Municipal Luiza Mahim, em Armação, participaram na tarde desta terça-feira (11) de uma visita ao Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira (Muncab), no Centro. Organizado por professores e a equipe gestora da unidade escolar, o passeio cultural ao museu, que oferece o acesso às obras de artistas como Mestre Didi, Juarez Paraíso, José Maria, entre outros, foi dada aos alunos como um prêmio por terem apresentado um trabalho multidisciplinar considerado o melhor entre as turmas. “A aula externa é sempre um momento de muita ansiedade, envolvimento e ampliação do conhecimento. Com essas atividades, eles concretizam o que é trabalhado em sala de aula”, explicou a vice-diretora da escola, Renata Cruz.

Para a museóloga do espaço, Gleicer Pereira, essas visitas de crianças e jovens ao Muncab fortalece a representatividade negra entre eles. “É importante para que eles possam se enxergar na cultura afro. Muitos que vêm de escola pública não se aceitam como negros. É um modo de mostrar que há produção sobre o tema, que é tão bela como qualquer outra mais elitizada”, acredita.

Após a visita, os alunos foram à Didá Escola de Música, onde conheceram o projeto, ouviram a música que eles produzem e viveram a experiência de tocar com a banda de crianças. “A visita pedagógica e cultural que realizamos no Pelourinho nos aproximou ainda mais da cultura Afro-Brasileira. Além do passeio histórico que vivenciamos no Muncab, através das artes produzidas por artistas negros da Bahia, foi possível conhecermos o importante projeto de educação e cultura musical promovido pela Didá, que nós recebeu com o som dos tambores e com informações sobre as ações educativas que realizam. Os estudantes ficaram encantados”, conclui Mariana Soledade, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Luiza Mahim.