Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima realiza segunda edição do projeto Soletrando

15 de ago de 2019 - Jornalismo

Os alunos da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, situada no Pelourinho (GRE Centro), passaram por uma sabatina de letras na quinta-feira (8). Trata-se do projeto “Soletrando”, competição realizada pelo segundo ano consecutivo, que promoveu muita animação, diálogo, brincadeiras e palavras soletradas entre os estudantes.

A diretora da escola Joseane Copque explicou o objetivo do evento e de como os estudantes se prepararam para esse momento da competição. “O objetivo foi o de fortalecer o vínculo com a escola, incentivar a leitura e a escrita. Eles se prepararam durante dois meses com as atividades diárias e com o uso da sala de leitura, foi muita pesquisa, muitos livros consultados, muita história contada e muita brincadeira também. Foi uma competição com objetivo de aprendizagem, as professoras ensinavam e os alunos realmente apreendiam, fiquei muito feliz com os resultados.”

Todos os 196 alunos da escola fizeram as etapas de classificação durante três meses, e foram selecionados pelos professores. No final, nove alunos foram escolhidos, três de cada segmento, do Acelera, do terceiro ano e quarto ano.

Os alunos de cada segmento competiram entre si e os finalistas de cada turma concorreram na final. O ganhador recebeu uma medalha, um brinde e o troféu de vencedor. O segundo e terceiro lugar receberam medalha e brinde oferecidos pela direção escolar.

O estudante Rodrigo Miguel Santos, 9, do terceiro ano foi o grande vencedor, passou por todas as etapas que foram muito concorridas, pois os outros competidores também estavam com a soletração ou palavras na ponta da língua. Tímido, ele falou pouco, mas em poucas palavras e na comemoração com os colegas de sala, demonstrou o quanto estava feliz com o resultado. “Estou muito feliz, foi difícil, mas consegui”, resumiu ele. No segundo lugar ficou Marcos Gabriel Guedes Castro e em terceiro, Paulo Victor Santos Borges.

A professora de Rodrigo, Cintia Franco Cerqueira, estava contente com o resultado de todo trabalho em sala de aula. “A gente fica envaidecida porque é fruto de um trabalho desenvolvido em sala de aula. Eu costumo fazer com eles o ditado de palavras, que eu chamo de ditado ortográfico. A partir de uma seleção de 20 palavras, trabalhamos também as dificuldades ortográficas dessas palavras que é um grande problema da nossa língua. Há muitos vícios de linguagem e a gente tenta superar, então, eu hoje realmente estou satisfeita, pois eu vi o resultado do trabalho desenvolvido”.

A comissão julgadora foi formada por ex-professores da escola, produtores culturais e parceiros do Pelourinho, pessoas que trabalham com o social e com as crianças, também da parte cultural e que já desenvolvem projetos na área do Centro Histórico.

Edna Sales Santos, que é professora e trabalhou na escola, foi uma das juradas. Ela disse que achou importante esse momento de aprendizado dos estudantes. “Fiquei feliz em ver que não houve só competição, não houve concorrência, não houve interesse em só receber e ganhar prêmios, foi mesmo o prazer da leitura e da escrita. Eu me sinto muito feliz porque sou cria da casa e vi o processo de aprendizagem deles. Então foi muito bom ver que os estudantes estão galgando esse lugar do aprender, tudo é válido quando se fala em leitura e escrita no aprendizado”.

Pular para o conteúdo