Servidores do órgão central da Smed tiveram uma aula experimental de Yoga, na terça-feira (19). A iniciativa é um projeto piloto da Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), com a proposta de reservar um momento de integração e bem-estar para o colaborador. O projeto ainda está em fase de experimento para adequar turmas e horários, mas o próximo encontro já está agendado para a próxima semana.
De acordo com Emanuela Ramos, gerente da Gepes a ideia é estender o projeto para as gerências regionais e unidades escolares. “No último mês a Smed convocou 50 psicólogos que vão compor a equipe da gestão de pessoas, então pensamos num momento que pudesse acolher, integrar e já aproveitar para fazer um trabalho no sentido da valorização do servidor”.
“A contratação de psicólogos para atender o corpo docente da Smed, demonstra a visão de uma gestão humanizada, e adotar a prática de terapias integrativas como a Yoga vai promover muitos benefícios aos servidores”, destaca Lucimar Costa de Melo, educadora.
A facilitadora Cleide Delmar Canuto afirma que a Yoga possibilita um momento de contato consigo mesmo, pois a partir daí é que é possível se sentir de novo, se fortalecer. “Somos solicitados a todo tempo. São muitos estímulos visuais, auditivos, muitas pressões e as pessoas se perdem muito e já esquecem quem são. Nós somos um ser que precisamos de atenção em todos os aspectos. Então, quando temos contato com nós mesmos, nos recarregamos e voltamos com a possibilidade de recomeçar”, explica.
Fotos: Otávio Santos