A Smed em parceria com a Ufba oferece ciclo de palestras para nutricionistas da rede municipal

16 de maio de 2022 - Publicidade

A Coordenação de Alimentação Escolar (CAE) da Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Universidade Federal da Bahia está promovendo um ciclo de palestras para nutricionistas e estagiários de nutrição, que compõem a equipe responsável pela refeição dos estudantes da rede municipal. O primeiro encontro realizado sexta-feira (13), às 8h30, no auditório da Smed abordou o tema Transtorno do Espectro Autista – TEA. As demais palestras ocorrerão nas datas 19/05, 13 e 15/06.

“Este ciclo de palestras é muito importante, pois todo profissional necessita de aperfeiçoamento técnico para o desenvolvimento de suas atividades. Os temas escolhidos foram de acordo com o público que está sendo atendido, para dar o melhor suporte aos estudantes da nossa rede”, explica a coordenadora de Alimentação Escolar, Emília Coelho.

A primeira palestrante foi Roberta Barone, residente em Nutrição Hospitalar Pediátrica com aperfeiçoamento no atendimento ao paciente com Transtorno do Espectro Autista pela University of Califórnia e mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde e doutoranda em Alimentos Nutrição e Saúde – Ufba.

Barone explicou a importância da alimentação para uma criança autista e o quanto a escolha correta dos alimentos pode ajudar no desenvolvimento cognitivo do aluno. “É necessário identificar a janela sensorial e tentar ampliar o repertório, trabalhar a sensibilização de formas e apresentações dos alimentos. É um processo lento, gradativo, não é fácil, mas importante para ajudar no seu desenvolvimento”, afirma.

Os próximos palestrantes são: Sandra Valois (Microcefalia: Alimentação por sonda); Viviane Sahade (Diabetes tipo 1) e Carolina Mello (Intolerância a lactose e alergia a glúten).

 

Fotos: Enaldo Pinto