A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Subúrbio I iniciou uma verdadeira maratona de atividades que vai fortalecer o desempenho dos alunos que estão com dificuldades de aprendizagem, principalmente aqueles que estão com idade desproporcional à sua série. No dia 1º de setembro, um grupo de trabalho já fez um mapeamento do desempenho dos estudantes para traçar as estratégias de atuação.
Até o mês de dezembro serão realizadas diversas oficinas de “Alfabetização e Letramento”, com base na realidade de cada estudante. Os educadores vão socializar as experiências individuais para construir roteiros de atividades coletivos, que garantam o sucesso na aprendizagem dos alunos.
Segundo informações do Ministério da Educação – MEC, a defasagem entre a idade e a série que o aluno deveria estar cursando é considerada um dos maiores problemas do ensino fundamental brasileiro. A prova disso é que mais de 50% dos estudantes de todo o país apresentam distorção na relação idade-série.
A iniciativa tem extraído elogios da Secretaria Municipal da Educação (Secult). “São ações desse tipo que mostram que os professores da rede municipal de Salvador estão, de corpo e alma, comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos”, afirma o secretário Carlos Soares.