Além dos muros da escola-Ação integra o projeto de ampliação do número de bibliotecas

14 de jul de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

Indo além dos muros da escola, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vai oferecer às comunidades localizadas no entorno das unidades de ensino o acesso à leitura. Um projeto neste sentido está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA).

O projeto prevê a criação de três novas bibliotecas públicas municipais em bairros de periferia e reforma e adequação de duas já existentes, na Liberdade e na Ribeira. O planejamento deve ser apresentado ainda em agosto.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está promovendo a ampliação do número de bibliotecas instaladas nas escolas da rede municipal de ensino. Atualmente, 50 escolas têm bibliotecas (com mais de mil livros) em funcionamento e outras 13 estão em implantação. Oito já estão informatizadas. Já as salas de leitura (com menos de mil volumes) existem em 70 escolas.

“Eu sei, talvez mais do que ninguém, como é importante ter biblioteca na escola”, afirma a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana, ex-aluna da rede pública.

Dando continuidade ao Projeto de Organização e Informatização das Bibliotecas Escolares, a Escola São Roque do Lobato, localizada no subúrbio, passa por um processo de informatização da sua biblioteca, executado pelas bibliotecárias Roseli Andrade e Cláudia Nascimento.

“Com seu acervo informatizado, a escola terá à disposição uma gama de serviços organizados e adequados ao seu cotidiano escolar, contribuindo ainda mais com esse espaço de informação, que já é reconhecido pelos alunos, professores e comunidade escolar”, afirma Roseli Andrade.

A biblioteca escolar é instrumento indispensável como apoio didático pedagógico e cultural, e também elemento de ligação entre o professor e o aluno na elaboração das leituras e pesquisas.