“Participem do Saeb! É muito importante que todos façam a avaliação, porque assim podemos contribuir para uma educação melhor não só na nossa escola, como no município e em todo Brasil”. Esse é o recado de Ana Raquele dos Santos Silva, 15, aluna do 9º ano do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), localizado na Boca do Rio, para os estudantes da Rede Municipal. Ela se refere ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 – uma das mais importantes ferramentas para medir e aprimorar a qualidade da educação no país.
Os testes começaram a ser aplicados na segunda-feira (23) e seguem até 10l de novembro. No Imeja, a avaliação ocorreu no primeiro dia e contou com a participação de aproximadamente 81% do alunado. O gestor da unidade, Leandro Silva Santos, comemorou o engajamento e reafirmou a importância do Saeb no monitoramento e melhoria da qualidade pedagógica. “O que teremos ao final é o retrato da realidade e uma base de dados que podemos analisar e identificar os aspectos não consolidados da aprendizagem, indicando os pontos críticos. Não são apenas números. Trabalhar com indicadores traz a possibilidade de mudar o que é necessário”, disse.
A aluna Raiane de Jesus Silva, 9º ano do Imeja, faz coro junto com a colega Ana Raquele sobre a importância de participar. “Estar presente e realizar a prova são formas de contribuir com a melhoria da educação e também de aprender mais”, ressaltou. As duas consideraram a prova fácil e interessante.
O secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, avaliou positivamente o primeiro dia de aplicação dos testes na Rede Municipal. “Estamos com um excelente engajamento dos alunos, todas as escolas estão com participação acima de 80%, chegando próximo a 100% em algumas. Isso refletirá na qualidade dos dados: quanto maior a participação, mais próximos da realidade serão os dados, que subsidiarão o desenvolvimento ou melhoria das nossas políticas públicas educacionais”, destacou.
Na Rede Municipal, o Saeb engloba todas as turmas de 5º e 9º anos, que somam 20.138 estudantes de 317 unidades, e, de forma amostral, alunos do 2º ano de seis escolas. A avaliação é aplicada simultaneamente em várias escolas, conforme agendamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora.
Saeb – De acordo com o Ministério da Educação, o Saeb é realizado desde 1990 e é “uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil”.
Texto: Josiane Schulz / Ascom/Smed