Conseguir vaga em uma das maiores e concorridas Universidades de São Paulo não é uma missão possível, mas também não é impossível e foi assim para o ex-aluno da Escola Municipal Padre Norberto, situado na Boa Vista do Lobato, João Vitor Meireles, 21, que foi aprovado no curso de Engenharia da Computação, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). João já está na cidade para conhecer a nova rotina de estudos da instituição.
Aluno egresso da Escola Municipal, João quase desistiu de estudar, mas teve apoio da diretoria e do corpo docente da escola que trabalham incentivando alunos a buscarem seus objetivos através de projetos como o “Educação na Veia” uma rede de ações que integra entre elas, o curso para o IFBA.
“A Escola além de incentivar alunos para fazer a prova tem ações de incentivos com mine projetos como o “Se você quer, você pode” para ganhar bolsas de estudos no Colégio Antônio Vieira e o “Hoje menina, amanhã mulher“, que oferece cursos de dança, balé, teatro entre outras atividades, para o aluno pensar alto e prosseguir perseguindo o futuro. O João Vitor soube aproveitar a oportunidade, foi um aluno muito dedicado e sempre se cercou de colegas que tinham o mesmo propósito e hoje nós temos esse resultado, dele ser aprovado na Unicamp” comemora Welington Mendes de Castro, gestor da Escola Padre Norberto.
Assim como o João Vitor, já estão inseridos na unidade Federal cerca de 30 a 40 alunos, além daqueles que ganharam bolsas de estudo para cursarem em outras unidades “Todos os nossos projetos aqui efetuados têm muitos resultados, estabelecemos em todos os nossos discentes um compromisso pautado no crescimento intelectual com vertente no papel social como cidadão, o projeto IFBA estabelece no aluno uma postura de alcançar os objetivos através dos estudos e cria uma responsabilidade de sempre ter o desejo de querer mais do contexto profissional e educacional, nossos professores se empenham e chegam até a abrir mão de seus horários de descanso para orientar esses estudantes”, reforça o gestor.
O professor de Ciências, Paulo dos Santos Souto Jr, foi um dos incentivadores, ele conta que mesmo com as barreiras enfrentadas pelos alunos e professores, ver um resultado tão positivo como esse, valeu muito a pena. “Diante da postura do grupo de alunos no qual João fazia parte, os professores decidiram fazer um reforço para a seleção do IFBA ao longo da semana, na hora do almoço, João era um dos que faziam parte desse grupo de alunos que participava do reforço”, conta o professor.
Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, João Meireles falou da alegria e das dificuldades em conseguir galgar esse espaço que ainda está sendo de muita luta. “Tive professores na rede pública comprometidos com a educação de seus alunos, que se dedicavam e ficavam felizes com as nossas conquistas, sem contar do apoio da família que foi muito importante”.
João já tinha aberto mão de uma oportunidade no ano passado quando foi aprovado na Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) por falta de condições financeiras, mas dessa vez contou com uma ajuda extra da namorada que fez uma vaquinha virtual para ele não perder a oportunidade.