Aluno de Fazenda Coutos vence concurso estadual de redação

11 de nov de 2016 - Jornalismo

O aluno Ruan Carlos Pereira de Souza, 5° ano da Escola Municipal Professor Ítalo Gaudenzi (Fazenda Coutos), venceu o III Concurso Estadual de Escritores Escolares da Fundação Pedro Calmon na categoria Redação Fundamental I. Foram 520 textos lidos e avaliados pela Comissão Julgadora, que selecionou Redações e Poesias, distribuídas entre Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Este ano, o Concurso teve mais de 580 inscrições.

Os estudantes que serão premiados no próximo dia 25 de novembro, na Biblioteca dos Barris. Os três primeiros lugares dos três níveis – Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio – serão premiados na categoria de Redação e Poesia. Ambos classificados em primeiro lugar receberão uma bicicleta e um kit com 100 livros; em segundo lugar, uma câmera fotográfica e um kit com 100 livros; e em terceiro lugar, um kit com 100 livros. Também haverá Menção Honrosa nas duas categorias e em cada nível escolar, onde os citados receberão um kit contendo 50 livros.

O Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação é uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura/BA, e tem como objetivo principal a sensibilização de estudantes para o universo da escrita criativa. Além de revelar os novos talentos no cenário baiano e promover a integração entre as escolas das redes de ensino, pública e privada, do Estado da Bahia.

A participação neste tipo de iniciativa ajuda os estudantes também no envolvimento com o universo tangível do ato de escrever, colocando-os em contato com uma gama de escritores e pesquisadores locais, que por muitas vezes entraram em suas vidas no ato da leitura. É um verdadeiro intercâmbio de trocas e reciprocidades de encantamentos, que replicam exemplos e experiências e revelam o prazer da leitura e da escrita criativa.