Alunos aprendem dicas de saúde e qualidade de vida

21 de nov de 2012 - dev

Cerca de 200 alunos do Segmento Educação de Jovens e Adultos (Seja) I e II, da Escola Municipal Jardim Santo Inácio, tiveram a oportunidade de aprender algumas dicas para melhorar a saúde e qualidade. Palestras, paródias, confecção de materiais e peças teatrais foram realizadas na unidade escolar nos últimos dois meses e a cerimônia de encerramento do projeto “Saúde e Qualidade de Vida” foi realizada na última quarta-feira (14).

O projeto possibilitou que fossem trabalhadas diversas temáticas durante dois meses. Entre eles, estão a importância da dieta alimentar; as consequências do uso das drogas; os benefícios da atividade física; os perigos da automedicação; as doenças sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos mais comuns; e os cuidados e as formas de prevenção da diabete e hipertensão arterial, além das doenças psicológicas mais frequentes na atualidade.

“A culminância do projeto foi um momento rico em trocas, já que os alunos puderam expor os saberes construídos dentro de sala de aula à respeito da temática adotada para estudo, através de confecção e distribuição de panfletos informativos, paródias, peças teatrais e exposição de cartazes”, ressaltam as gestoras Tânia Dias e Ana Maria Bispo.

Os alunos também tiveram a oportunidade de assistir duas palestras. A primeira falou sobre drogas, em parceria com a Associação Baiana das Escolas de Educação Infantil e Afins (Abeia), e a outra sobre a importância da atividade física, com a terapeuta ocupacional Ariane Ralim. “Se por um lado difundir informações sobre saúde é importante, por outro, o simples fato de divulgá-las não garante que o indivíduo gozará de uma vida saudável. É preciso mais que informação, é necessário tomada de decisão, mudança nos hábitos cotidianos e construção de atitudes que promovam a saúde”, afirmam as coordenadoras pedagógicas Geíza Contreiras e Tatiana Rebouças.