Alunos municipais apresentam “A África de todo (o) Mundo” no TCA

06 de nov de 2015 - Jornalismo

Um espetáculo que retrata a chegada dos povos africanos no Brasil, a formação da identidade cultural e as diversas “Áfricas” existentes. Esse é o mote do espetáculo intitulado “A África de todo (o) Mundo”, encenada por alunos da rede municipal, que terá apresentação única no palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), na próxima terça-feira (10), às 15h. Os professores de Artes da rede municipal, Luciana Souza e Lázaro Machado – ambos ex-integrantes do Bando de Teatro Olodum – assinam a direção do espetáculo.

Em cena, 120 alunos de escolas municipais de Salvador, selecionados por concursos, discutem a origem dos seus antepassados, o processo de resistência, a cultura afro-brasileira e o fortalecimento identitário da população negra, por meio de várias linguagens artísticas como dança, teatro, música, vídeo e poesia. Outros 20 mil estudantes da Rede Municipal estiveram envolvidos com atividades e trabalhos pedagógicos que trataram de temas como cultura africana, o respeito à diversidade e o combate ao racismo, preconceito e à discriminação racial.

O espetáculo integra a II Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra, realizada pelas Secretarias da Reparação e Educação, Fundação Gregório de Matos (FGM), com apoio do Conselho Municipal das Comunidades Negras e do Conselho Municipal de Educação. A mostra contempla ainda a exibição de curtas-metragens “Curta Nossa Cor”, que acontece dia 18, no Espaço Unibanco Glauber Rocha, e o Festival Lítero-Musical, que terá apresentação de músicas e poemas, também compostos por estudantes, no Solar Boa Vista, dia 24.​