Alunos comemoram a Independência do Brasil com desfile cívico

06 de set de 2012 - dev

O orgulho de desfilar em comemoração a Independência do Brasil, celebrada no dia 7 de Setembro, estava estampado no rosto dos mais de 300 alunos da Escola Municipal Conselheiro Luiz Rogério, em Castelo Branco, na manhã desta quinta-feira (06). A unidade realizou um desfile cívico, que saiu pelas ruas da comunidade e foi até o fim de linha do bairro. A programação incluiu a execução do Hino Nacional e da Independência do Brasil – fortalecendo o sentimento de patriotismo – e a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo.

O desfile teve várias alas, entre elas a das Conquistas da Escola, onde o estudante do 1º ano, Juan Vitor de Santana, 7 anos, desfilou pela primeira vez. E ele mostrou que já sabe o significado da comemoração. “Esta é a 1ª vez que desfilo na escola, mas vou todo ano para o desfile que acontece no centro da cidade. A professora sempre fala da importância de ser patriota lá na escola”, completa.

A estudante do 5º ano, Larissa de Jesus, 11 anos, falou sobre a do patriotismo em uma data tão importante para o país. “Faço questão de desfilar todo ano, já participo há cinco anos do desfile e mostro com meus colegas o trabalho que realizamos dentro da escola”, afirma.

INCENTIVO AO CIVISMO – De acordo com a gestora da escola, Ana Maria Lima, os professores colocam em prática toda quarta-feira o projeto Momento Cívico, que reúne os estudantes para cantar o Hino Nacional e debater sobre as questões relacionadas à cidadania. “É de extrema importância explicar o que é ser patriota para nossos pequenos. Isto é a base para a formação do cidadão”, explica.

O desfile ainda teve as alas do Projeto Pequenos Leitores, Grandes Autores e do Programa Mais Educação. A animação do desfile ficou por conta da Fanfarra da Escola Municipal Arlete Magalhães (Roma) e da “fanfarrinha” da Municipal Luiz Rogério. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

Além do desfile e atividades em outras unidades, outros 200 alunos das Escolas Municipais Helena Magalhães (São Caetano), Teodoro Sampaio (Santa Cruz), Arlete Magalhães e Fazenda Coutos (Fazenda Coutos), irão se apresentar com suas respectivas fanfarras durante a manhã de sexta-feira (07), no desfile oficial em comemoração à data, no centro da cidade.