Mais de 30 estudantes da primeira turma de Especialização de Gestão em Saúde, do Pólo de Salvador da Universidade Aberta do Brasil UAB/MEC, concluíram a formação na modalidade à distância nos últimos dias 25 a 28 de janeiro. O curso é promovido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Prefeitura Municipal do Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e visa qualificar os profissionais de saúde que atuam em diversos municípios baianos.
Durante quatro dias 35 estudantes defenderam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) abordando diversos temas como vigilância em saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), assistência farmacêutica e outros. Tutores da Fiocruz avaliaram os trabalhos e a formação teve um total 360h e duração de 12 meses.
Para a maioria dos formandos o curso foi excelente, bem estruturado e o conhecimento adquirido contribuiu com a experiência na prática desenvolvida no dia-a-dia. “O curso possibilitou a criação de projetos de intervenção e implantação na saúde pública em vários municípios”, afirmou a estudante Estelita Silva.
O encontro foi realizado na Fundação Baiana de Engenharia (FBE), no bairro do Imbuí.