Alunos da E.M. Professor Afonso Temporal brilham no espetáculo Retratos Nordestinos

27 de jun de 2019 - Jornalismo

A Escola Municipal Professor Afonso Temporal, localizada no bairro de Valeria (GRE Cajazeiras), encerrou as atividades do 1º semestre letivo com a apresentação do espetáculo Retratos Nordestinos: Uma viagem nos ritmos e na poesia do Nordeste. A atividade foi realizada em parceria com o Programa Novo Mais Educação e teve como responsável pela atividade o facilitador da oficina de dança Marcos Paulo Gonçalves.

Conforme relato enviado pela escola, “o espetáculo narrou através da dança, do teatro e da poesia o sentimento e a alegria do povo nordestino, retratando personagens, bioma e fauna. O belo resultou provocou nos expectadores o desejo de preservar essa arte sem ocultar a verdade do Cangaço. Apresentou os “fora da lei” que com sua irreverência, deixaram suas marcas na cultura nordestina, na música, na culinária e no vestuário.

O Casamento na Roça foi outra característica forte na quadrilha, um misto de alegria e comunhão. Todos os brincantes festejaram com amor o final da quadrilha e o pássaro Pitiguari, que é a representação de todo aquele que voa. Foi a certeza de que a felicidade será sempre uma porta aberta e a quadrilha sempre estará a dançar onde estiver um coração aberto.

Dessa forma, tivemos os nossos objetivos alcançados, pois apresentamos de forma lúdica um recorte da cultura nordestina, visando despertar nos nossos alunos e toda comunidade escolar o pertencimento a essa cultura. Possibilitando a elevação da autoestima e do empoderamento dos nossos alunos e proporcionando um momento de integração entre a comunidade escolar e a comunidade externa.”

Texto e fotos: Escola Municipal Professor Afonso Temporal, que tem como equipe gestora as professoras Eliete Caribé (gestora), Meires Ramos (vice-gestora do turno vespertino), Fernanda Claudia (vice-gestora do turno noturno) e Raulinda Ferreira (coordenadora pedagógica do turno diurno).