Alunos da EJA da EM Ulysses Guimarães visitam exposições na Caixa Cultural

13 de mar de 2024 - Jornalismo

No mês de março, a Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio da Coordenadoria da Educação de Jovens e Adultos (CJA) e em parceria com a Caixa Cultural, retoma as atividades culturais, com a participação das unidades escolares que ofertam turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A agenda teve início com a Escola Municipal Ulysses Guimarães, localizada em Fazenda Grande I. Educandos, professores, gestão escolar e Gerência Regional de Ensino (GRE) de Cajazeiras participaram de uma visita à Caixa Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes (Centro).

No espaço, os visitantes puderam apreciar as exposições “Floresta Encantada”, que reúne exposição dos saberes dos povos indígenas e tecnologias de última geração, e “Carolinas”, em homenagem a Carolina Maria de Jesus, uma das mais relevantes artistas e escritoras do Brasil. As mostras causaram impactos positivos nos alunos, que ficaram encantados com a exposição de Carolina de Jesus, com os feitos que uma mulher negra conseguiu alcançar, apesar de todo sofrimento e preconceitos vividos nos anos de 1930. Também aproveitaram a interação com a inteligência artificial, experimentando uma viagem virtual pela floresta encantada.

Adalice Santana, técnica pedagógica da CJA, destaca a importância pedagógica de atividades culturais na EJA e nos demais segmentos escolares. “É fundamental para a Educação de Jovens e Adultos vivenciar atividades que estimulem o prazer da apreciação das formas artísticas, que despertem o interesse, respeito e valorização das produções artísticas, possibilitando aos alunos expressarem suas ideias e comunicarem sentimentos e percepções”, diz.

Para a coordenadora líder da GRE, Mércia Machado, a visita à Caixa Cultural é uma experiência ímpar. “É uma forma de os educandos mergulharem no universo artístico de forma concreta, relacionando com o que aprenderam em sala de aula”, destaca. E a gestora da Escola Municipal Ulysses Guimarães, Vera Dantas enfatiza: “Foi maravilhoso proporcionar essa aula extra classe para os nossos alunos, eles amaram.”