Alunos da Escola Hildete Lomanto ganham horta escolar.

27 de mar de 2023 - Jornalismo

Os alunos da Escola Municipal Hildete Lomanto, situada no Garcia, ganharam nesta sexta-feira (24), uma horta escolar com direito a aula de cuidados e preservação ao meio ambiente. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) que forneceu as matérias orgânicas necessárias para implantação da horta. Todos os alunos poderão frequentar o espaço ao ar livre que vai fazer parte da grade pedagógica, onde poderão também, colher conhecimentos que serão levados pela vida toda.

De acordo com Ida Ramos, diretora da unidade, essa ideia vem sendo pleiteada desde 2019 e no final do ano passado a Secis analisou a área e atendeu de imediato a demanda, construindo os canteiros e trazendo os insumos para implantação da horta. “Essa ideia da horta em nossa escola, surgiu quando percebi que a unidade tinha espaços ociosos e hoje o sonho foi realizado, a equipe da Secis aprovou a implantação da horta. Tivemos uma capacitação um dia antes, com professores, alunos e a comunidade local de como utilizar essa horta, como manusear os insumos de uma maneira correta, respeitando o solo e a preservação do meio ambiente”, explicou.

A gestora destaca ainda, que este espaço vai dar aos alunos a oportunidade de sair um pouco da sala de aula, de colocar a mão no solo e ajudar na educação ambiental. “A horta na escola não é só uma horta, aqui é um espaço de aula viva, esse é o nosso principal objetivo, fazer atividades interdisciplinares, viemos de uma educação tradicional onde o espaço escolar era a sala de aula e hoje mais do que nunca, precisamos sair dessa caixinha, ultrapassar os muros das escolas. A natureza precisa estar atrelada ao fazer pedagógico em sala de aula e estar aqui, favorece a competência e o desenvolvimento das atividades do aluno”.

A horta foi construída de maneira que os alunos pudessem percorrer os espaços entre as hortaliças para acompanharem de perto o desenvolvimento, o cuidado e o cultivo dos vegetais, ensinando a eles também, o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem. A aluna do 6º ano, Maria Clara dos santos, 11, aprendeu direitinho a lição. “Vai ajudar muito o meio ambiente, já que estamos passando por uma crise no mundo, e fazendo a nossa parte garantimos o que vai ter para colher em hortas espalhadas por aí, além de ajudar muito as pessoas de nossa comunidade e a nossa escola, pois podemos usar no preparo da nossa merenda e vender essas hortaliças para pequenas melhorais em nossa unidade de ensino”.

O professor de Educação Física, Râmati Freitas, destacou a importância da horta na escola. “Estou trabalhando com os nossos alunos essa parte teórica sobre saúde, estamos falando muito sobre a importância da natureza como tratamentos naturais pois muitos adolescentes com ansiedade, impaciência, stress, depressão, compulsão alimentar e a obesidade, então, com o contato com a natureza, aprendendo a importância de cada hortaliça, mudança de hábitos alimentares, com certeza beneficiarão nossos jovens”.

 

Foto: Enaldo Pinto / E.M. Hildete Lomanto