Alunos da Escola Vivaldo da Costa Lima fazem desfile para exaltar a cultura Negra

24 de nov de 2017 - Publicidade

A Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, localizada no Santo Antônio Além do Carmo, realizou na tarde da quinta-feira (23), o 11º Desfile da Escolha da Beleza Negra da Vivaldo 2017 – evento com objetivo de marcar a culminância dos trabalhos relacionados ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Durante o desfile os alunos fizeram uma mostra dos costumes, da cultura e das vestimentas dos afrodescendentes que tanto marcam a diversidade brasileira.

A ideia, de acordo com o vice diretor do turno vespertino, Wendel Souto, é promover a conscientização dos alunos. Wendel salientou que o trabalho de pesquisa e produção foi desenvolvido durante um mês. Cada aluno recebeu a responsabilidade de estudar a cultura geral de cada país africano para apresentar no desfile, que se tornou o momento mais esperado do evento. Durante o evento, várias atividades foram realizadas, como apresentações de dança, canto e poesia.

Conça Costa, professora de dança responsável por organizar  e coreografar os alunos, falou da emoção e do sentimento de dever cumprido em realizar o evento. “É uma grande satisfação ver as crianças darem brilho e alegria às apresentações. É emocionante também ver a felicidade dos pais ao assistirem aos filhos representando e assumindo com dignidade a sua raça”, diz a professora.

O evento é realizado há 11 anos. Desde 2007, a escola promove esse trabalho de conscientização dos alunos, que mostram com responsabilidade tudo que aprenderam durante o tempo de pesquisa. Para a diretora da escola, Joseane Copque, o Dia da Consciência Negra surgiu para mostrar que todos são iguais, independentemente da cor da pele.

Meninos e meninas encerraram a tarde com o desfile e mostraram a diversidade das raças no palco, cada um com sua característica e charme, trouxeram a representação nas roupas dos países africanos. No total 13 turmas fizeram parte do evento, onde 26 alunos foram escolhidos pelos colegas de sala para desfilar – um casal por turma.

O corpo de jurados foi composto por profissionais de artes, assistentes sociais e uma empreendedora, que representam a comunidade. Os critérios de avaliação foram: simpatia, melhor sorriso, turbante mais bonito, melhor fotografia, conhecimentos gerais e foto mais curtida no site. Os alunos ganharam brindes oferecidos pela fotógrafa Rute Léia, uma das juradas, que esteve presente durante as pesquisas em sala de aula, onde fez um ensaio fotográfico com todos os alunos, postados no site da escola.

Os vencedores foram o casal do Ciclo Um, que compreende do 1º ao 4º ano e Se Liga, que foram o Ruan Ferreira e Jennifer Gabriele. E o casal do Ciclo Dois, que vai do 4º ao 5º ano e Acelera, Raquel Souza e Caique Macedo. Os quatro receberam faixas de campeões, coroa e um kit com produtos de higiene pessoal, oferecidos pelos professores e colaboradores da escola.