Vinte e quatro alunos-atores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, divididos em quatro elencos, da Municipal Zulmira Torres, em Nordeste de Amaralina, apresentaram nesta terça-feira (28) na própria unidade, a sua mais nova peça teatral: “ECA!!!”.
Depois de dois meses de ensaio a estreia do novo espetáculo deixou claro que a montagem, que comemora os vinte anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (E.C.A.), é promessa de sucesso. O principal objetivo da peça é informar os alunos da escola e de outras unidades de que existe um estatuto que lhes garante direitos e também deveres.
“Melhorei muito em algumas maneiras de ver o ser humano. Gosto de fazer teatro porque me ensina a aprender sobre vários assuntos e também a atuar, sem contar com o respeito que tenho hoje pelo próximo e pelos mais velhos. Nessa peça em especial, aprendi muito sobre meus deveres e meus direitos”, comemorou Breno dos Santos, aluno-ator do 3º ano da escola.
Marcos Santana, que encantado assistia sua filha Maria Eduarda, aluna do 5º ano, atuar, disse que por ser mais uma atitude de motivação, enxerga como uma ótima experiência e uma influência no desenvolvimento psicosocial. “Minha filha é tímida e jamais imaginaria ela assim tão aberta a novas experiências”, ressaltou o pai emocionado.
Para o idealizador da peça, Jorge Borges, professor de teatro da unidade, uma das maiores vitórias é a de trabalhar com a auto-estima do alunado, incentivando e ajudando no desenvolvimento e na melhoria de alguns problemas, como o da dicção de algumas crianças.
Borges acrescenta que a importância do projeto teatral não acaba aí. Ao final de cada apresentação, a platéia de alunos retorna a sala, onde produzem textos com as impressões sobre a peça, permitindo um desdobramento pedagógico muito mais amplo. A peça será apresentada também nos dias 29 e 30 de setembro, nos turnos vespertino e matutino.