Alunos da rede municipal dão lição de solidariedade

15 de maio de 2009 - dev

Os alunos matriculados na Rede Municipal de Educação têm um dever de casa muito especial para os próximos dias. “Uma Lição de Solidariedade” é o nome da campanha promovida pelas escolas do município visando arrecadação de donativos para os desabrigados da chuva em Salvador.

São mais de 90 mil alunos e cerca de 300 escolas da rede participando da campanha que começou na segunda-feira (11) e não tem data para terminar. Segundo a diretora da Escola Municipal Clemilda Andrade, Zamara Almada de Souza, a escola vai receber donativos sempre que eles forem entregues, “independente da data”.

A campanha é feita com aulas de cidadania e solidariedade. Cada escola tem o seu jeito próprio para ensinar a lição e os alunos escolhem como ajudar. São cartazes com apelos, mensagens e caminhadas pelos bairros pedindo ajuda aos empresários das respectivas comunidades, aos vizinhos e à própria família. Os alunos decidem as ações que irão desenvolver para o exercício da cidadania e manifestação de solidariedade.

A Escola Osvaldo Cruz, que a partir do dia 18 (segunda-feira) reinicia as aulas, depois de ficar uma semana paralisada por causa das chuvas, entra na campanha “com muita garra e determinação”, conforme garante a diretora da unidade, Ana Carla Pereira. “A chuva prejudicou muito a nossa escola, mas essa dificuldade não é nada perto do sofrimento dos nossos irmãos que perderam o lar e que precisam desde o agasalho ao alimento. Nossos alunos sabem disso e na matéria solidariedade tiram sempre nota dez”, afirma.

Uma rádio comunitária é o instrumento utilizado pela Escola Municipal Amai Pro, situada no bairro Campinas de Pirajá, para arrecadar donativos. A Campanha “Lição de Solidariedade” tem sido o carro-chefe da programação da rádio feita pelo alunos e que tem entre as suas metas servir à comunidade local. Segundo a diretora, Edneuza Cardoso de Melo, “a rádio tem audiência entre os moradores da região e através dela a escola tem colhido bons frutos”.

No Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA), além de participar com arrecadação de donativos, os alunos também fazem oração no início das aulas, pedindo pelos irmãos desabrigados. Várias escolas já começaram a receber os donativos e na próxima semana começa a ser feita a distribuição nos pontos de arrecadação.