Alunos da rede municipal de ensino apresentam espetáculo teatral

17 de out de 2014 - dev

Crianças da rede municipal de ensino apresentam nesta quinta (16) e sexta (17) o espetáculo teatral “Ser criança não é brincadeira”, que também dá nome ao projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). A peça é fruto de oficinas teatrais realizadas no contraturno das aulas da educação infantil ao 5º ano das escolas municipais Nossa Senhora dos Anjos (Brotas), União Comunitária (Vila Rui Barbosa) e Úrsula Catarino (Plataforma). A apresentação faz parte da programação especial do mês das crianças, que inclui atividades recreativas e culturais durante todo o mês de outubro para 70 mil alunos.

A peça é uma parceria da Smed com a Moinhos Giros de Arte e conta com a direção de Débora Landim. O espetáculo aborda os direitos da criança de forma lúdica e criativa, construído a partir da temática infância e é o resultado de 35 dias de trabalho. “É um conceito que evolui com o tempo. Desenvolvemos qualidade estética, trazendo a infância em conjunto com o aspecto lúdico, agregando profissionais para desenvolver o trabalho para não-atores”, disse Landim. A diretora afirma que dessa forma se desperta a sensibilidade da vivência nas crianças, através da música e da dança. “Aqui juntamos o educativo e o artístico”, completou. O elenco traz alunos e professores da rede municipal de ensino de Salvador da educação infantil e ensino fundamental I, além de atores convidados.

Para o professor de teatro da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, Lino Costa, a iniciativa é a melhor possível, um sonho de todo arte educador. “Na nossa escola trabalhamos com crianças do 4º e 5º ano, e temos uma renovação constante de alunos na oficina. É um sonho concretizado”, disse Costa. O jovem Ademir Junior, de 13 anos e aluno da quinta série do ensino fundamental considera a experiência ótima “porque a gente pode aprender mais coisas, se apresentar e curtir”. O espetáculo teatral será reapresentado no Teatro Vila Velha, nos dias 20 e 21, e no Teatro ISBA, no dia 30, sempre às 9h e às 14h.

BuZum

Também nesta semana, alunos da rede municipal assistirão à apresentação de teatro de bonecos itinerante. O BuZum! é o maior projeto itinerante de teatro infantil do Brasil e acontece em um ônibus adaptado com som, luz, bancos e ar condicionado. Os espetáculos utilizam a linguagem do Teatro de Bonecos, que aguça a imaginação das crianças. Em Salvador, será apresentada a peça “13 gotas”, que contém 13 pequenas cenas com diferentes tipos de bonecos e técnicas de manipulação, que tratará de maneira lúdica e divertida o tema da água, suas características e dos meios de preservação. A peça também será apresentada nos dias 20 e 21.