Alunos da rede municipal de Salvador escrevem cartas para Papai Noel

16 de dez de 2022 - Jornalismo

“Uma época de alegria e magia, além de um momento para ajudar outras pessoas e ganhar muitos presentes”. Este é o significado do Natal para Daniele Esmeralda Santos, de 11 anos, aluna da turma do 4º ano, da Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, no Acupe de Brotas.

A estudante é um dos 390 alunos da instituição de ensino, que escreveram uma cartinha para Papai Noel esse ano. A pequena conta sobre a expectativa de receber o tão sonhado presente. “Eu pedi um kit de pulseira, argola e uma molinha (prendedor de cabelo). É muita coisa, mas acho que Papai Noel vai conseguir me dar tudo”, disse.

Já Monique Souza, de apenas 9 anos, revelou a emoção do pedido para Papai Noel. “Fiquei muito feliz quando a professora falou que a gente poderia escrever uma carta para Papai Noel. Meus amigos e eu pensamos muito no que pedir. Eu amo pintar e desenhar, então pedi uma tela para pintura. Espero que ele já tenha recebido minha cartinha e a dos meus amigos também”, torce a menina.

A pequena lembra ainda que a cartinha ajuda os mais carentes. “É muito bom para as crianças mais pobres, que não ganham presentes”, disse.

Acolhimento – De acordo com Jaline Passos, professora e vice-diretora da escola, a ideia das cartinhas surgiu em 2020, durante a pandemia da Covid-19. A ação foi uma forma de levar um pouco de acolhimento para as crianças, quando elas ainda estavam afastadas da sala de aula, cumprindo o isolamento social.

“Foi no auge da pandemia, para tentar levar um pouco de amor às crianças quando elas ainda estavam sem frequência escolar. Mesmo com o retorno das aulas presenciais, decidimos manter a tradição. Quando chega dezembro, os alunos ficam muito empolgados, na expectativa de escrever as cartas. Eles são muito criativos, desenham, pintam, colam fotos e figuras nas cartas, interagem, é um momento muito especial”, contou.

A entrega dos presentes será realizada na próxima segunda-feira (19). “Alguns presentes já chegaram, as crianças estão bastante ansiosas para recebê-los. Estamos muito gratos a todos que participaram e vão contribuir para um Natal mais feliz para nossas crianças”, disse Jaline.

Fotos: Bruno Concha/Secom