Em homenagem ao grande músico e instrumentista Heitor Villa Lobos, o projeto Brasil de Tuhu, em sessão exclusiva, apresentou na quarta-feira (26) a 12ª Edição do Concerto Didático Brasil de Tuhu, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Salvador (Smed) e escolas da Bahia.
Criado em 2009, o projeto veio com a missão de ampliar e fortalecer o ensino musical nas escolas brasileiras. Essas ações são inspiradas no Guia Prático do maestro Heitor Villa-Lobos, que percorreu o país documentando cantigas populares ainda nos anos 30 e tinha como sonho ver um Brasil musicalizado. Desde o ano de 2016, o projeto firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador, trazendo as vivências Musicais para Educadores de Música e Arte e também os Concertos Didáticos para as crianças.
Segundo Márcia Fernanda Siqueira Araújo, técnica da diretoria pedagógica (DIPE), na Gerência de Currículo da Smed, esse é um projeto que incentiva a Educação Musical através da vida e obra de Heitor Villa-lobos, que tinha o apelido de Tuhu. “O projeto vem há quatro anos nessa parceria com a Smed aonde os músicos iam para as escolas, interagiam com as crianças através da música e de um boneco ventríloquo representando o pequeno Tuhu, este ano devido a pandemia resolveram fazer tudo on line através de uma live contando um pouco da trajetória de vida do músico Heitor Villa Lobos”, disse.
O Concerto Didático foi apresentado pelo quarteto de violinos, viola e violoncelo e por uma atriz. A apresentação teve como público alvo crianças de 6 a 12 anos. Nessa aventura musical, as crianças ouvem e aprendem um pouco sobre a história de Heitor Villa Lobos e sua grande importância na história musical do país.
O quarteto é formado pelos músicos Carla Rincón- violino I, Luca Kevorkian – violino II , Jade Guilhon- Viola, Matias Roque- Violoncelo e Verônica Bonfim- Atriz que representa a tia Fifinha.
Na Live que teve mais de 469 visualizações, foram tocadas trilhas sonoras como: Fui no Tororó, O Pastorzinho, Ba Be Bi Bo Bu, Atché e O Cravo, todas compostas pelo maior compositor brasileiro de todos os tempos, que procurou nas andanças dele criar uma linguagem musical genuinamente brasileira e admirada em todo o mundo.