Alunos da rede municipal participaram do I Festival de Jogos de Salão

01 de set de 2007 - dev

Antonio Luiz Diniz

Os alunos da Rede Municipal de Ensino tiveram um sábado diferente ontem. Eles participaram do I festival de Jogos de Salão com disputas de xadrez, botão e totó. Num clima bem descontraído, o evento, realizado no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca, na Boca do Rio, foi promovido pela Coordenação do Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), e envolveu mais de 300 alunos de 30 escolas, deixando todos muito satisfeitos, principalmente por causa da grande confraternização que acabou acontecendo.

A professora Ivone Portela, coordenadora de esportes da SMEC disse que o festival faz parte do calendário esportivo lançado pelo secretário Ney Campello, que vem dando todo apoio para o incremento da prática do desporte nas escolas do município e lembrou da importância do esporte na formação de uma criança porque desenvolve as primeiras noções de cidadania, visão crítica, valores, solidariedade, companheirismo, respeito e espírito de coletividade.

No ano passado aconteceu um torneio de xadrez que serviu como base para o festival que aconteceu ontem. O sucesso da competição foi bastante elogiado porque o xadrez vem sendo utilizado em toda Rede Municipal de Ensino como um instrumento da educação e os resultados obtidos são excelentes.

O campeão de xadrez foi o Imeja, que ficou também com segundo lugar. Em terceiro foi a Escola Arlete Magalhães. No totó, categoria B, masculino campeão foi a Escola Cidade de Jequié. Vice: Carlos Novarese. Categoria A masculino campeã Escola Arlete Magalhães. Vice: Escola Cidade de Jequié. No feminino campeã categoria A foi Escola Municipal de Pituaçu e na categoria B Escola Adauto Pereira. No torneio de botão campeã da categoria B masculino foi a Escola Novo Marotinho e na categoria A foi Carlos Novarese. Na categoria A feminina a campeã foi Novo Marotinho e na categoria B Carlos Novarese.

O professor Gilson Trindade, que defendeu a Seleção Brasileira de Basquete em Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos prestigiou a competição e ficou muito feliz pelo que viu. Ele participou da solenidade de premiação e fez questão de destacar a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenação do Programa de Educação Esportiva da SMEC. “ Tenho acompanhado alguns eventos realizado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura e realmente só posso elogiar, porque só com uma política de esporte que alcance a base, podemos alcançar grandes resultados na formação desses jovens. Olhe que não estou falando somente de totó, botão e xadrez. Sei ainda que vão acontecer os Jogos Escolares do Município com disputas de handebol, vôlei, natação, atletismo e futsal”.