O uso das tecnologias pedagógicas durante o recesso junino rendeu a alunos do Ensino Fundamental (EF) da Rede Municipal não apenas a ampliação de conhecimentos, mas também prêmios. Na manhã desta terça (1º), os estudantes Gustavo Henrique Freitas Pinto, 14, e Pedro Henrique Moraes Britto dos Santos, 10, receberam smartphones pela conquista dos primeiros lugares nos rankings do EF Anos Finais e EF Anos Iniciais, respectivamente, do desafio Ava no Recesso Junino. Nos segundos lugares, ficaram a aluna Larissa do Nascimento Valentim de Oliveira, 12, e Pedro Silva Nascimento, 7, agraciados com bicicletas de cross. A solenidade de premiação foi realizada na sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed), no Comércio, e contou com a participação do secretário Thiago Dantas, da diretora pedagógica Verônica Dantas, do representante da Inteligente Salvador, Adriano Tavares Filho, da gerente regional de Cajazeiras, Lucimeire Souza, de representantes das GREs Centro e São Caetano, das gestoras escolares, dos alunos e das mães.
“Esse é um momento de grande satisfação. Aqui, comemoramos uma importante conquista dos nossos alunos e também de outros agentes que são fundamentais nesse processo: famílias, gestores, professores e gerências regionais”, afirmou Dantas, parabenizando todos. Ele destacou a adoção do uso de tecnologias digitais pela Rede Municipal, com a distribuição de tablets para os alunos, equipamentos para professores, banda larga nas escolas e a implementação de plataformas pedagógicas, como estratégias de fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, inclusive no que diz respeito às competências tecnológicas, bem como de recomposição de aprendizagens. “São instrumentos que geram interesse nos estudantes, nativos digitais, e que tornam os estudos e os conteúdos mais atrativos em razão da ludicidade trazida pelos jogos e desafios”, disse o secretário.
Desde a chegada à Smed até o recebimento do prêmio, a alegria pela conquista estava estampada no rosto de cada um dos ganhadores. “Estou muito animado com tudo. Achei a ideia (de usar a plataforma nas férias) ótima”, disse Pedro Silva, aluno do 1º ano da Escola Municipal Francisco Mangabeira, localizada em São Caetano. A mãe, Jamile Nascimento, contou que ele nem dormiu à noite de tanta ansiedade. “Pedro se envolveu bastante nesse projeto. Durante as férias, por exemplo, todos os dias logo que acordava já queria saber qual era o desafio”, contou. Segundo ela, os avanços promovidos pelo uso da plataforma nesse período são perceptíveis, entre eles a fluência na leitura. Já para Gustavo Henrique, aluno do 9º ano da Escola Municipal Joir Brasileiro (Brotas), os estudos nas férias ajudaram bastante em Matemática, mas os desafios que ele mais gostou foram os de Língua Portuguesa. Segundo a mãe, Claudilene Santos de Freitas, o Ava no Recesso Junino foi um incentivo para Gustavo estudar nas férias. “Ele se empenhou e conquistou o primeiro lugar”, disse, orgulhosa.
Aluna do 7º ano da Escola Municipal Professor Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras), Larissa destacou que os estudos trouxeram a possibilidade de avançar no domínio de algumas habilidades. “Em alguns assuntos, meu conhecimento não estava bem estruturado e consegui aprender com o uso da plataforma”, afirmou. Regina do Nascimento, mãe de Larissa, contou que ela gosta de estudar, é dedicada e crítica. “Eu a incentivei não por conta da competição, mas pelos estudos mesmo. Estou cheia de orgulho”. Se dependesse de Pedro Henrique, ele passaria o dia todo no tablet. “Gosto e aprendo muito”, disse, revelando vários aprendizados. A mãe, Auzenir Moraes, revelou a alegria pela conquista do filho e que, inicialmente, quando a Prefeitura entregou os tablets, ela chegou a ter receio. “Mas acompanhei tudo junto à escola, tirei minhas dúvidas e vi que é um instrumento de estudo mesmo”, afirmou, agradecendo pela iniciativa. Pedro Henrique está no 4º ano, na Escola Municipal Oscar da Penha, localizada em Cajazeiras.
As gestoras escolares presentes ao evento também falaram da importância da iniciativa e do orgulho dos estudantes. Destacaram ainda a participação das famílias como elemento imprescindível para a vida escolar das crianças e adolescentes. No encerramento, o secretário Dantas reafirmou os propósitos da Smed em continuar investindo no aprimoramento dos usos das tecnologias nas escolas, com investimentos na formação docente, na melhoria da banda para conexão à internet e na implementação de novas iniciativas que estimulem alunos e professores a adotarem as plataformas digitais no apoio aos processos educacionais.
Fotos: Jailson Suzart/Smed