Estudantes da Rede Municipal são premiados em concurso do TRE

06 de dez de 2021 - Jornalismo

Pelo sexto ano consecutivo, a Escola Municipal Nova Sussuarana (GRE Cabula) foi premiada no Projeto Eleitor do Futuro, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). As alunas Dafine da Costa Cardoso e Esmeralda Santos da Cruz se classificaram em primeiro lugar no 8º Concurso de Redação e no 2º Concurso de Desenho do Projeto, respectivamente. Devido à pandemia e para evitar aglomerações, a cerimônia de premiação foi realizada de modo itinerante nesta segunda-feira (6).

Além das estudantes Escola Municipal Nova Sussuarana, outros alunos se destacaram no concurso, que, na categoria redação teve como tema “Na era da tecnologia da informação e dos conteúdos virais, as inverdades ganham força nas redes sociais. Como identificar “fake news” (notícias falsas) e não ser enganado (a) na internet?”. E na categoria desenho, “Exageradas ou sensacionalistas, as “fake news” trazem informações falsas sob o disfarce de notícias verdadeiras. Na dúvida, não compartilhe!”. Letícia Nunes Silva, da Escola Municipal Maria Constança, e Cauan Felipe Sousa Santos, da Escola Municipal Maria Dolores, foram finalistas em redação.

“A nossa parceria com a Smed vem desde 2014, desenvolvendo juntos esse projeto. Com a pandemia, no ano passado, não podemos realizar o concurso e este ano conseguimos finalizar o projeto apesar de não realizarmos atividades nas escolas durante o ano letivo. Felizmente tivemos engajamento de algumas unidades escolares que produziram os trabalhos com os estudantes e podemos estar aqui premiando os que foram selecionados. Estou muito feliz com essa educação para cidadania”, disse Adriana Bitencourt Passos, chefe da sessão de Programas Institucionais da EJE.

A supervisora da Gerência de Currículo da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed), Paula Teles, falou do projeto. “Esse momento é de celebração, os estudantes vibraram, os profissionais da escola e nós da secretaria e da GRE ficamos felizes com essa parceria com o TRE que é inestimável. Consolidamos bem as ações do ano, sobre tudo em um momento em que vivemos outros desafios como a pandemia e esse momento nos revigorou muito. Parceria nota dez.”

Com os olhos brilhantes, a aluna Dafine da Costa Cardoso, 13, 7º ano, foi premiada com a redação. Ela contou que o incentivo da professora Eliene Gabriel de Souza e apoio da direção escolar foi determinante na decisão de participar. “Primeiro eu não queria fazer a redação, foi minha professor que me incentivou muito. Eu não estava acreditando em mim mesma. Hoje eu tenho um sentimento de esperança, pois eu não acreditava que conseguiria. Agora me sinto apta para participar de outros concursos e deixo um conselho para aquelas pessoas que não acreditam nelas, para não desistirem nunca e acreditarem nelas próprias, pois são capazes de conseguir e realizar”.

Já Esmeralda Santos da Cruz, 16, 9º ano, foi premiada no segmento desenho e com muito orgulho exibiu o trabalho selecionado. “Fiquei muito feliz por ter sido premiada. Hoje em dia temos muitas notícias falsas na internet e as fake news fazem muito mal às pessoas. Eu quis mostrar em meu desenho que é possível usar a internet de forma responsável e positiva”, ressaltou ela.

Maricélia Farias dos Santos, mãe da aluna Esmeralda, era puro orgulho da filha. “É uma sensação maravilhosa, pois ela é uma menina dedicada e inteligente e eu sempre a incentivo nos estudos, estou presente em tudo que ela faz. É um orgulho grande. Estou muito feliz e só tenho a agradecer.”

O pai da Dafine, Leonardo de Menezes Cardoso, falou da educação que também deve vir de casa. “Isso mostra que em casa também estamos fazendo nosso trabalho de educar cada vez mais, pois em tempo de pandemia a maioria dos adolescentes ficam muito focados no celular, na televisão e computador, para jogos e brincadeiras. Ela nunca deixou de fazer a parte dela em relação as atividades escolares e nós sempre a incentivamos nos estudos”.

A vice-diretora da escola, Andréa Santos Brito, destacou a importância dessa premiação e do envolvimento dos professores nas atividades. “Eu sinto de que estivemos e estamos no caminho certo e com nosso dever cumprido, mas os verdadeiros atores principais da história são os alunos e nossos professores que fizeram um trabalho de incentivadores desse processo, mediando todos os anos através de conversas, diálogos e projetos internos. Esse trabalho os levam a se desprenderem de vergonhas e medos, mostrando o talento de cada um, engrandecendo e participando do lado filosófico e intelectual desses alunos.”

“Eu creio que essa é uma iniciativa fantástica para poder estimular o desenvolvimento da cidadania desses estudantes. Participar de uma iniciativa como essa, vai fazer com que eles cada vez mais se responsabilizem pelos conteúdos que irão colocar no papel e se atualizem também dos temas que estão presentes na sociedade”, disse José Mário Benevides, gerente regional do Cabula.

Redações Premiadas:

– Dafine da Costa Cardoso, 13, 7º ano