Alunos da Rede Municipal são premiados na Maratona Tech

15 de dez de 2022 - Jornalismo

Nove alunos da Rede Municipal de Educação receberam na manhã desta quinta-feira (15) a premiação da Maratona Tech – uma jornada de aprendizagem com objetivo de despertar o interesse por tecnologia e estimular o protagonismo dos estudantes, por meio de desafios de pensamento computacional. Promovida pela Associação Cactus e Movimento Tech, em parceria com a Prefeitura de Salvador, a maratona foi direcionada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, teve início em março de 2022 e passou por várias etapas de formação, aprendizado e desafios.

A cerimônia de premiação contou com a participação de alunos e familiares, dos secretários municipais da Educação, Marcelo Oliveira, e de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes, da vice-secretária de educação, Rafaella Pondé, das gestoras Ida Ramos e Rita de Cássia Ribeiro, respectivamente das escolas municipais Hildete Lomanto (Garcia), que sediou o evento, e Hildete Bahia (Pernambués), e da gerente de produtos da Associação Cactus, Ana Carolina Rozenberg. Os nove alunos finalistas receberam medalhas de bronze, as secretarias envolvidas (Smed e Semdec), gestoras escolares, representantes das Gerências Regionais e professoras receberam placas de homenagem.

O secretário municipal da Educação ressaltou a importância da tecnologia tanto no processo de ensino e aprendizado, quanto na construção de novos conhecimentos e competências. “Já temos a tecnologia permeando o nosso dia-a-dia, o nosso modo de viver. Aproximar os alunos dessa realidade é fundamental, principalmente considerando as tendências relativas às profissões do futuro. Esses conhecimentos farão a diferença no futuro de cada aluno”, disse Oliveira, destacando a iniciativa da Prefeitura de distribuir tablets aos alunos municipais, como chromebooks aos professores. Ele enfatizou, ainda, a importância do envolvimento das famílias na educação das crianças.

Mila Paes também destacou que no campo tecnológico está o futuro dos empregos e das grandes oportunidades. “Nesse contexto, oportunizar o aprendizado em tecnologia é, com certeza, investir em um futuro melhor para as crianças e os jovens da nossa cidade, ajudando a construir um caminho de sucesso dentro da tecnologia”, afirmou. A secretária falou ainda de outros investimentos da Prefeitura nessa direção, como a plataforma Salvador Tech, que oferece diversos cursos gratuitos na área.

As gestoras Ida e Rita de Cássia falaram do envolvimento da escola e das famílias na Maratona Tech e salientaram a dedicação das professoras e dos alunos, que abraçaram o projeto e conquistaram esse resultado de destaque. Segundo Ana Carolina Rozenberg, a maratona contribui para despertar o interesse para o mundo da tecnologia. A competição ocorreu em 98 escolas, públicas ou privadas, espalhadas por 13 estados do país. Na Rede Municipal de Salvador, foram cerca de 500 alunos de dez unidades de ensino – uma de cada regional.

Premiação – Foram premiados os alunos Alessandro dos Santos Sena, Andrei Conceição Oliveira, Aquila Azevedo Santos Souza e Carlos Arthur Mendes Bispo, da Escola Municipal Hildete Bahia, cuja professora Ivana e a gestora Rita receberam uma placa de homenagem. Da Escola Municipal Hildete Lomanto, conquistaram medalhas os alunos Emerson Ferreira dos Anjos Santos, Jonathan Wallace Guedes Moreira, Lucas Alencar de Jesus, Samuel dos Santos Ribeiro e Wendell Santos Sena Gabriel, a professora Vanessa e a gestora Ida também foram homenageadas.

Placas de homenagem foram entregues ainda às gestoras Maria de Lourdes Torres, Alcione de Assunção e a vice gestora Viviane de Castro, das escolas municipais Teodoro Sampaio, de Paripe e Santa Bárbara, respectivamente, ao secretário Marcelo Oliveira e à secretária Mila Paes.