Alunos da rede municipal marcaram presença na Flipelô

14 de ago de 2023 - Jornalismo

Em alusão ao Dia do Estudante, celebrado na sexta-feira (11), mais de mil alunos da rede municipal visitaram a Flipelô. Esta foi a 7ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, que ocupa diversos espaços e equipamentos culturais com acesso gratuito. As crianças puderam participar de contação de histórias, oficina de bonecas, animação cultural e exposições literárias.

Estudantes com idades entre 7 e 14 anos das escolas municipais Santa Terezinha e Durval Pinheiro (Alto da Terezinha), João Lino (Pelourinho) e Dona Arlete Magalhães (Castelo Branco), visitaram o Espaço Infantil Mabel Velloso, na Praça das Artes, no Pelourinho. O espaço, que recebe uma programação especial direcionada às crianças, teve início com a participação do grupo Tambores e Cores, liderado por Antônio Carlos, conhecido como Mestre Pacote.

Em seguida, o ator Robério Lima assumiu o papel de animador cultural, proporcionando diversão ao público presente. Além disso, houve a exposição de obras literárias escritas tanto por crianças quanto por adultos, englobando contos, poesias e diversos outros gêneros.

Cauã Souza, de 14 anos e aluno da Escola Municipal Dona Arlete Magalhães, se sentiu privilegiado ao participar do evento pela primeira vez e elogiou a organização pedagógica da atividade. “Estou me sentindo muito especial aqui. A Flipelô me surpreendeu sendo didático e extremamente interativo conosco”, enfatiza.

Da Escola Municipal Roberto Correia, os alunos do 4º ano, Israel, Gabriel, Maria Eduarda e Kleber estavam muito animados com o passeio. “É a primeira vez que eu venho e estou muito feliz, já visitei alguns espaços, caminhei pelas ruas, amei passar a tarde aqui”, contou Maria Fernanda Barros.

Maria Aparecida Ribeiro, diretora da Escola Municipal São Marcos disse que ao informar aos estudantes sobre a visita que fariam à Flipelô, eles ficaram muito ansiosos. “Trouxemos os alunos do 5º ano, muitos deles nem dormiram direito, imaginando como seria esse passeio. É importante que eles participem de eventos culturais, pois enriquecem o aprendizado”, destacou.

A criançada ainda conheceu o jovem escritor Yalle Tárique Menezes, de apenas 11 anos, que lançou o livro “Bucambe o pequeno herói”. O livro narra a história de um garoto da etnia Bakongo que, vindo de Angola para a Bahia, desencadeia uma revolução misteriosa. “É gratificante ter meu livro lançado na Flipelô. O evento não só enfatiza a literatura e a escrita como obrigações, mas sim como direitos de todos nós. Portanto, é uma honra estar aqui”, pontuou.

 

Fotos: Enaldo Pinto