Alunos da Rede participam de ação lúdica com foco na inclusão e acessibilidade

19 de mar de 2024 - Jornalismo

Um mundo mágico com fadas e variadas histórias foi montado para promover uma tarde divertida para mais de 100 crianças da capital na terça-feira (19). A atividade lúdica foi realizada no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade, e encantou a criançada. Participaram do momento os pequenos assistidos pela organização e alunos de duas escolas municipais.

A ação foi promovida pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e contou com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Gerência Regional de Educação (GRE), além da Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano. A atividade de hoje integra o projeto Florescer, que visa a aproximação entre a Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e a comunidade soteropolitana.

Para Tailane Santos de Jesus, que cursa o 6º ano na Escola Municipal 15 de Outubro, a tarde foi marcante. “Eu nunca tinha participado de nada parecido. Achei muito bom ouvir as histórias. Foi um momento divertido e novo para mim”, contou tímida.

Já a pequena Maria Lima, de 8 anos, que cursa o segundo ano na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, a apresentação das fadas foi o ápice da programação. “Eu gostei muito da princesa da água porque ela é muito fofinha e eu amo praia e piscina. Eu vim de Saubara e este é meu primeiro ano aqui na escola e já teve até passeio. Então estou muito feliz”, contou.

O projeto Florescer é voltado tanto para crianças, adolescentes e idosos. Titular da diretoria, Daiane Pina explicou que as personagens que entretiveram as crianças e a contação de histórias foram projetadas a partir dos conceitos de acessibilidade. A intenção é promover a inclusão e a acessibilidade.

“A ideia é que as crianças que estudam, que residem na OAF e as que moram na regional possam ter momentos de ludicidade e brincadeiras. Foi um momento pensando também para crianças com deficiência, como tantas que temos aqui em cadeira de rodas, com baixa visão, autistas, para que elas possam participar deste momento. Acreditamos que a arte é para todos”, afirmou.

O gerente regional de Educação Liberdade, João Paulo Leite, parabenizou a ação por aproximar a comunidade e promover reflexões. “Ações como essa devem ser frequentes e abrem o leque para tratar questões tão doídas como do auxiliar de desenvolvimento infantil. Em média, 20 alunos por escola na região possuem deficiência sendo que na regional da Liberdade/Cidade Baixa temos 50 escolas”, detalhou.

Outras atividades – No próximo dia 24, o projeto Florescer retornará em mais uma edição, desta vez com foco na pessoa idosa. Será realizada, também na OAF, uma oficina de horta para o público no período vespertino.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS