Alunos da rede pública são beneficiados com acesso ao CEFET

17 de jul de 2007 - dev

Começam hoje (17) as aulas do curso preparatório para ingresso no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), o Pré-Cefet, desenvolvido desde 2006 pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) em parceria com o Instituto Stefanini e o Cefet. A partir desse projeto, cerca de 400 alunos da 8ª série da rede municipal de educação vão ter possibilidade de competir por uma vaga no concorrido concurso para ingresso no CEFET. Ontem (16), o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, e demais autoridades participaram da aula inaugural do curso.

No ano passado 37 alunos que participaram do curso foram aprovados na seleção da instituição. “Neste ano, a meta é duplicar ou triplicar esse número”, revelou o secretário Ney Campello. Segundo ele, esses estudantes são “os craques mirins da educação. Devem ter determinação e segurar essa oportunidade”.

O Pré-Cefet integra o Portal da Inclusão, uma parceria que oferece aos alunos capacitação e condições de ingresso nos ensinos Médio e Técnico. Atualmente o CEFET oferece cursos de educação profissional tecnológica nos níveis Básico, Tecnológico, Superior, Ensino Médio e Técnico. Este último é o foco do estudante Jadilton Soares, 14, que deseja fazer o curso de mecânico e reconhece que “só com as aulas da escola é difícil passar. Esse curso vai ajudar bastante”, concluiu Jadilton.

Segundo o educador e apresentador Jorge Portugal, “não é obrigação da SMEC promover e apostar em um curso para alunos que almejam entrar no Ensino Técnico, mas foi dada essa oportunidade e ela deve ser agarrada pelos alunos”, afirmou Portugal.

Também presente à Mesa, a vereadora Olívia Santana afirmou que “milhares de pessoas gostariam de ter essa oportunidade”.