Alunos da rede vão visitar exposição itinerante do Museu do Coração

11 de set de 2009 - dev

Quase mil alunos da rede vão ter uma semana bem diferente. Crianças do 4ª ao 6º ano de 16 escolas municipais irão visitar, na próxima semana, a II Exposição Itinerante do Museu do Coração, que estará funcionando de 12 a 16 de setembro, no Centro de Convenções da Bahia.

O Museu do Coração é um espaço interativo voltado principalmente para a promoção da saúde cardiovascular e conseqüente melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. A principal função do museu é apresentar de forma lúdica e didática os conceitos sobre prevenção e qualidade de vida. As atividades são realizadas de forma pró-ativa, ensinando à população medidas de prevenção, como: se alimentar de forma saudável; parar de fumar; a forma correta de se exercitar e a freqüência dos exercícios físicos.

O objetivo central é promover uma mudança no estilo de vida das pessoas, gerando uma melhor qualidade de vida e a redução da incidência das moléstias cardiovasculares. O projeto também tem como missão ajudar a reduzir as mais de 300 mil mortes que ocorrem a cada ano no Brasil, provocadas por doenças cardíacas evitáveis.

Aliar Saúde, Educação e Cultura em um sentido mais amplo, gerando e promovendo conhecimentos que impactem positivamente no modo de vida de nossa população: essa foi a grande empreitada da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) ao idealizar o Museu do Coração. Por isso, para a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), os alunos da rede municipal não poderiam deixar de vivenciar a exposição.

“O museu trabalha, principalmente, fortalecendo a importância da prevenção, e nada melhor do que iniciar essa conscientização ainda na infância. Sem contar que eles ainda tratam as questões de uma forma bem lúdica e didática, o que facilita bastante o aprendizado”, disse a psicopedagoga Vanilza Jordão, técnica em assuntos educacionais da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) da SECULT.