Alunos das Classes Hospitalares visitam idosos no Dia dos Avós

27 de jul de 2012 - dev

Os alunos-pacientes das Classes Hospitalares do Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) visitaram o Centro Geriátrico da unidade e prestaram homenagem aos idosos hospitalizados, na tarde desta quinta-feira (26), com distribuição de lembranças construídas na escola do hospital em comemoração ao Dia dos Avós. O projeto Classes Hospitalares é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e está atuando nas escolas hospitalares e domiciliares com 42 professores.

As homenagens aos avós é repetida desde 2008 com o objetivo de proporcionar aos idosos momentos de alegria, carinho e descontração com resgate dos laços afetivos, muitas vezes perdidos pelo estado de adoecimento e situação vivida por alguns que tornaram-se moradores do hospital após abandono da família. Além de possibilitar o exercício da cidadania aos pequenos pacientes, com experimentação do respeito, atenção ao outro, entretenimento e percepção da necessidade de tratar bem as pessoas, principalmente as da terceira idade.

Projeto Classes Hospitalares – Em 2011, a Secult assumiu integralmente a coordenação geral do Programa Criança Viva. O objetivo é possibilitar aos alunos-pacientes uma educação de qualidade no contexto hospitalar/domiciliar.

O Criança Viva atende pacientes de 12 hospitais, 10 domicílios e cinco casas de apoio. Além desta escola, a Secult também mantém em parceria com a OSID, há 10 anos, as escolas hospitalares no Hospital da Criança (HC) e no Centro Médico Social Augusto Lopes Pontes (CMSALP).