Alunos das Escolas municipais visitam projeto Braskem Recicla na semana do meio ambiente

10 de jun de 2022 - Jornalismo

Estudantes das Escolas Amai Pró e Dália de Menezes, fizeram um tour ambiental na quarta-feira (08), à 9ª edição do Projeto Braskem Recicla. O evento em comemoração à Semana do Meio Ambiente aconteceu no Salvador Shopping, que em parceria com a Prefeitura de Salvador a SOLOS e a Braskem proporcionaram às crianças, momentos de aprendizado sobre sustentabilidade e reciclagem, através de brincadeiras e atividades lúdicas. A ação pretende coletar 20 toneladas de resíduos que serão encaminhados para reciclagem, além de gerar renda para as cooperativas parceiras, por meio de contratação e venda do material arrecadado.

O representante da SOLOS e coordenador do evento Téssio Moura, falou da importância de reciclar e de como esse material pode ser útil à vida das pessoas. “É extremamente importante a gente refletir, trazer a conscientização, oferecer uma experiência sustentável para os cidadãos, para as crianças que são o futuro de nosso pais”.

A estudante do 5º ano, da Amai Pró, Tainá Araújo, 10, mesmo muito nova já tem noção da importância da reciclagem.  ”Cuidar do meio ambiente não é importante apenas para os humanos, mas para todos os seres vivos, a gente pode reutilizar os materiais que as pessoas jogam fora. Em casa eu reciclo com a minha família, eu uso as garrafas pet e faço brinquedos também uso papelão para fazer desenhos, vidros e latas, para mim é uma experiência única’, ressalta.

“Achei muito importante por que na verdade elas puderam ver tudo que a gente trabalhou na escola sobre reciclagem, de como realizar essa coleta e contribuir para nossa sociedade. Fazemos muitas oficinas com eles e reflexões sobre o uso consciente dos recursos naturais”, conta Lara Ribeiro, vice-diretora matutino.

De acordo com a diretora, Valnice Santana do Nascimento, na Escola Dália de Menezes, essa prática já é feita o ano todo através de projetos realizados por meio da Smed. “É muito gratificante trazer as crianças para poder participar desse momento, por que a própria escola já tem a proposta voltada para a questão ambiental e este momento culminou com o nosso projeto”.

A gestora revela que tem o apoio de uma cooperativa do bairro para conscientizar, ainda mais os alunos. “A gente leva as crianças para área verde mostramos como devemos nos comportar para não agredir o meio ambiente, explicamos o trabalho da cooperativa que faz toda a separação do lixo, através de uma coleta seletiva de material, justamente para eles terem a consciência do quanto é importante cuidar do Planeta”, completa.

“Não joguem lixo no mar, nas praias, nas ruas, porque pode entupir os canos, pois isso pode alagar as ruas e não vai ser nada bom. É importante reciclar para que no futuro possamos ter mais peixes, tartarugas e cuidar do mundo, por isso joguem o lixo no lixo e reciclem”, enfatiza a pequena Aiala Tauane Souza, 5 anos.

Fotos: Enaldo Pinto