Alunos de escolas municipais participam do Festival Regional de Esportes no Clube Campomar

22 de nov de 2019 - Publicidade

Cerca de 170 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º) das escolas municipais Metodista Susana Wesley e Piratini, participaram nesta sexta-feira (22) do Festival Regional de Esportes, no Clube Recreativo Campomar, em Jaguaribe. Idealizado pelo professor de Educação Física Augusto Machado, o Festival foi criado em 2016, por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma competição interclasses e interescolares, que nos outros anos ocorria em revezamento entre as estruturas das duas escolas. Em 2019, a parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel) viabilizou a utilização do espaço esportivo do Campomar. “Além de possibilitar uma estrutura mais profissional para os jogos, a utilização do clube trouxe uma nova vivência para nossos alunos, que ficaram muito felizes e empolgados com a novidade”, diz o professor.

A animação era evidente entre os estudantes de oito a 12 anos, que também receberam uniformes para realizar as partidas. De acordo com Machado, a preparação para o Festival vem desde o começo do ano, através das aulas, da formação de times e dos jogos em cada escola. Nesta sexta, as disputas foram de basquete e futebol, com times femininos, masculinos e mistos, mas também ocorreram atividades recreativas.

Apesar de as duas modalidades serem o foco do torneio, durante o ano os alunos do professor Augusto Machado aprendem outros esportes, como handebol, capoeira e baleado. As aulas incluem ainda modalidades menos usuais nas escolas, como tênis, golfe, rugby, futebol americano, boxe e judô. Também não faltam jogos de origem africana e indígena, atividades com cordas, como cabo de guerra, e brincadeiras infantis. “A ideia é que todos tenham contato com as mais diversas modalidades esportivas. O resultado junto aos alunos é muito bacana, eles se envolvem, participam e vivenciam outras experiências”, afirma o professor, que tem buscado em parcerias o apoio ao desenvolvimento dessas atividades.

Para as diretoras Maria Adélia Gomez, da Escola Municipal Piratini, e Ivonete Cintra Caldas, da Escola Municipal Metodista Susana Wesley, o projeto tem proporcionado resultados significativos para os estudantes, tanto em autoestima, socialização e desenvolvimento motor, como também no rendimento escolar. “O trabalho do professor Augusto é fantástico. É um professor que motiva e proporciona novas oportunidades”, diz Maria Adélia. “O Festival e todas as vivências são momentos únicos, que sempre serão lembrados por eles”, frisa Ivonete.

Estavam presentes no evento Olgalice Suzarte, coordenadora do Grupo de Transversalidade da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Daniel Alves da Silva, diretor de Esporte e Lazer da Semtel, Antônio Carlos Guimarães, presidente do Clube Recreativo Campomar, entre outros.

FOTOS: André Carvalho/SMED/PMS