Alunos de escolas municipais visitam exposição Mata Atlântica em shopping da capital

07 de jun de 2023 - Jornalismo

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira (5), a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal de Salvador (Secis), em parceria com a Solos, está promovendo a Exposição Mata Atlântica, no piso L1 do Salvador Shopping. Na manhã desta terça-feira (6), último dia do evento, 28 alunos da Escola Municipal São Gonçalo do Retiro estiveram no local, onde também se realiza a exposição do Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Durante a visita, as crianças receberam informações sobre meio ambiente, através de roda de conversa, teatro infantil, além da distribuição de mudas e atividades com foco na reciclagem. No primeiro dia da programação, alunos das escolas municipais 25 de Julho, de Itapuã, e Agnelo de Brito, localizada na Boca do Rio, prestigiaram a exposição. Ainda nesta terça, estudantes da Escola Municipal Maria Felipa visitaram o espaço, no turno da tarde.

O subsecretário da Secis, Ivan Euler, afirma que a parceria com a Smed, a Solos e o Salvador Shopping é importante em todos os momentos do ano, mas especialmente nesta semana do Meio Ambiente, quando as ações são apresentadas de forma mais ampla. “As crianças vêm para ver na prática, com especialistas de diversas áreas, como a reciclagem com a Solos, o plantio de mudas e espécies da Mata Atlântica. Eles também aprendem, vendo e ouvindo, sobre como lidar com as arboviroses em suas casas, por exemplo”, afirmou.

Mateus Vieira, técnico ambiental da Coordenadoria de Inclusão e Transversalidade da Secretaria Municipal de Educação (Smed), avalia que é uma semana especial. “Nós tentamos fazer com que os alunos entendam que o reuso, que a reciclagem é algo importante para a vida toda, para que eles possam levar esse conhecimento para os pais e todos consigam trabalhar com isso. O planeta Terra tem bilhões de seres humanos e, se nós não cuidarmos dele, com energias limpas, renováveis, preservando o solo para que a agricultura mantenha as matas virgens, os mananciais, os rios, o futuro será um planeta vazio”, alertou.

A vice-gestora da Escola Municipal São Gonçalo do Retiro, Adriane Moreira, afirmou que este é o primeiro passeio dos alunos em 2023. “Elas ficaram super felizes em saber do passeio fora da escola. Eles estão trabalhando este tema na instituição, com coleta seletiva, que tem tudo a ver este convite pois estão vivenciando o que estudaram em sala de aula. A ideia do passeio é fortalecer o que já estão aprendendo, estudando, ampliando o conhecimento, para levar também para dentro de casa”, explicou.

O jovem Isaac Ribeiro, de 10 anos, está na 5ª série e se mostrou bastante interessado pelo tema. “Espero que o mundo todo queira criar um lugar melhor. Meu conhecimento aqui foi grande, como a lixeira orgânica, o que eu podia reciclar e pude ver uma larva do mosquito da dengue, aprendendo como combater”.

A pequena Michele dos Santos, de 11 anos, também da 5ª série, elogiou a exposição e o passeio. “Eu gostei porque aprendi mais, também. Desde o primeiro ano, a gente faz atividades sobre o meio ambiente e também como cuidar para não pegar dengue. Já conhecia o mosquito, mas foi bom saber mais sobre ele para prevenir e mostrar para a minha família”.

A especialista em Mobilização da Solos, Gabriela Guimarães, conta que a empresa sempre aproveita esse burburinho da semana do Meio Ambiente para trazer a pauta para a sociedade. “Este é o segundo ano no Salvador Shopping, uma forma de educar as crianças, fazendo um trabalho extracurricular, aprendendo na prática como ter atitudes sustentáveis,. Essa parceria com a Secis e o Shopping é fundamental para proporcionar esse ambiente multidisciplinar, falando de reciclagem, zoonose, tendo as mudas e teatro infantil, fazendo essa experiência interessante para eles”.

Interação – Participando pela primeira vez da ação, o enfermeiro e chefe do Semob/CCZ, Péricles Pires, espera estar em constante articulação com a Secis. “O CCZ tem uma interface grande, porque os vetores, o aedes, o rato, os animais peçonhentos estão nessa interação com o meio ambiente. Trazemos a orientação e falamos dos agravos à doenças, sensibilizando as crianças para que entendam o assunto. Trouxemos amostra das larvas, as fases do ciclo biológico, amostras de escorpiões e também material de pintura para, através da parte didática, ensinar de forma mais saudável. Trouxemos teatro de fantoches, maquete, mostramos o ambiente saudável, formas de fazer com que este conteúdo chegue a todos de forma mais dinâmica”.

 

Fotos: Bruno Concha/Secom
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom