Alunos de taekwondo realizam exame de mudança de faixa no Subúrbio 360

27 de jul de 2018 - Jornalismo

Espaço também recebe segunda etapa do Campeonato Baiano Infanto Juvenil de Vôlei

Será realizado neste sábado (28), no Subúrbio 360, o exame de graduação/ mudança de faixa dos alunos de taekwondo. O evento ocorre das 8h às 12h, sob a coordenação do professor voluntário José Cosme Ferreira, mais conhecido como Mestre Cosme TKD, que ministra as aulas dessa modalidade de arte marcial sempre aos sábados, das 8h às 11h. Fazem parte da turma de taekwondo 50 alunos, com idades que variam de 15 a 26 anos. O evento será realizado em uma das quadras do Subúrbio 360 e, antes do exame de mudança de faixa, haverá uma apresentação em grupo das técnicas aprendidas durante as aulas.

O nome “taekwondo” se origina da fusão de três palavras coreanasː Tae (Pés), Kwon (mãos) e Do (espírito/caminho). Em sentido geral, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e interceções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia também se pratica o taekwondo olímpico em muitas academias. Basicamente, é um desporto de chutes com muito poder de explosão. É também grafado tae kwon do, ou TKD, pronunciado “Tê quón dô”.

Vôlei – Também neste sábado, o Subúrbio 360 recebe, a partir das 14h, a segunda etapa do Campeonato Baiano Infanto Juvenil Masculino e Feminino de Vôlei. Entre as equipes participantes estão o Colégio Perfil (Lauro de Freitas), Clube Bahiano de Tênis/ Esporte Clube Vitória (Salvador), Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque (Salvador), Colégio Módulo (Salvador), Fênix CMO (Luiz Eduardo Magalhaes), além da Chastinet Vôlei (Salvador). O evento é realizado pela Federação Baiana de Voleibol (FBV).

Entre os competidores estão crianças e jovens. No perfil feminino, jogam as nascidas a partir do ano de 2001, enquanto no masculino, os que nasceram a partir do ano 2000. De acordo com o professor de vôlei e coordenador de eventos do Subúrbio 360, José Paranhos, ações como esta têm como principal objetivo fazer do Subúrbio 360 um pólo artístico, cultural e esportivo da região. “Pretendemos trazer vários eventos, não só municipais, mas de abrangência estadual e quiçá um dia, internacional para, além de valorizar a comunidade, criar o hábito artístico, cultural e esportivo no Subúrbio de Salvador”, enfatiza.

As aulas de vôlei no Subúrbio 360 ocorrem no período diurno, envolvendo crianças com idades entre 6 e 12 anos, todos alunos matriculados na Escolab. No entanto, à noite, o espaço é aberto para que a comunidade local possa aprender mais sobre a prática esportiva, entre eles jovens e adultos de até 60 anos. O professor José Paranhos destaca que, com a realização do campeonato baiano infanto juvenil masculino e feminino de vôlei no Subúrbio 360, todos terão a oportunidade de perceber o esporte de forma profissional.